Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nova Parceria Estabelecida: ESSS e UFPBaja - CT/UFPB

Nova Parceria Estabelecida: ESSS e UFPBaja - CT/UFPB

publicado: 31/05/2023 16h23, última modificação: 31/05/2023 16h25

O Projeto UFPBaja, vinculado ao curso de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba, surgiu em 2005 e envolve estudantes dos cursos de engenharia e afins, que podem colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os alunos desenvolvem um protótipo de um veículo e posteriormente participam de competições de Baja juntamente com outras instituições de ensino. Agora surge com uma ótima notícia, segue o texto enviado pelo projeto:

"A ESSS (Engineering Simulation and Scientific Software) é uma empresa brasileira especializada em soluções de simulação computacional e software científico. Fundada em 1995, a ESSS se tornou uma referência internacional na área de engenharia de simulação e análise numérica. A empresa oferece uma ampla gama de produtos e serviços que ajudam as organizações a resolver desafios complexos de engenharia por meio de simulação computacional. Seus principais campos de atuação incluem engenharia de fluidos, análise estrutural, eletromagnetismo, acústica, simulação de partículas, otimização, entre outros.

O desenvolvimento de um veículo para as competições Baja SAE é envolvido por diversos desafios, dentre estes, a aplicação da engenharia CAE, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento de veículos off-road, como é o caso de nossos protótipos. Com a utilização de softwares avançados de simulação e análise, somos capazes de modelar e prever o comportamento dos nossos veículos sob condições extremas de operação. Isso nos permite otimizar o desempenho, a segurança e a confiabilidade dos nossos projetos, enquanto reduzimos o tempo e os custos envolvidos em testes físicos. Através dessa parceria com a ESSS, teremos acesso a tecnologias de ponta e suporte especializado em simulação computacional. Estamos entusiasmados com as oportunidades que isso nos proporcionará.

Com a aplicação de métodos CAE avançados, seremos capazes de aprimorar o projeto estrutural dos nossos veículos e obtendo resultados melhores nas competições das quais participamos. Valorizamos profundamente a confiança que vocês depositaram em nossa equipe e a oportunidade de enfrentar desafios complexos e desenvolver soluções inovadoras!  Acreditamos que, juntos, poderemos explorar novas fronteiras e expandir nossos horizontes em um mundo em constante evolução.

Por fim, gostaríamos de expressar nossa gratidão a toda a equipe da ESSS por acreditar em nossa equipe e em nossos objetivos. Agradecemos por fornecer a expertise necessária para impulsionar nosso progresso e nos capacitar com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da engenharia CAE. Acreditamos firmemente que essa parceria resultará em um intercâmbio de conhecimentos e experiências enriquecedoras para ambas as partes."

Matéria: Ascom/CT e UFPBaja
Peça gráfica: Abdon Bandeira