DERIVADOS DA ALGAROBA NA UFPB

segunda-feira, 4 de agosto de 2025
atualizado em sexta-feira, 24 de outubro de 2025

AGUARDENTE DE ALGAROBA BIDESTILADA

O produto foi desenvolvido durante estudos de mestrado e doutorado pelo pesquisador e servidor da Universidade Federal da Paraíba, Dr. Clovis Gouveia da Silva, Coordenador Técnico do Laboratório Análises e Pesquisas de Bebidas Alcoólicas do Departamento de Engenharia Química do Centro de Tecnologia da UFPB.

O elevado valor nutricional das vagens da algarobeira, potencializa as reações de biotransformação e viabiliza inúmeros projetos de transformação e obtenção novos produtos fermentados e destilados, a exemplo do vinagre, e aguardentes mistas de algaroba com frutas, dentre outras matérias-primas regionais em estudo no LBA.

AGUADENTE MISTA DE ALGAROBA ECOM ABACAXI


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Laboratório de Análises e Pesquisas de Bebidas Alcoólicas (LBA), pertencente ao Departamento de Engenharia Química (DEQ), localizado no Centro de Tecnologia (CT), estuda a obtenção de aguardente mista de abacaxi com algaroba.

O estudo fez parte da pesquisa para obtenção do Título de mestre e foi desenvolvido pela aluna Izabella Prado, do Programa de Pós-graduação de Engenharia Química,  sob a orientação da professora: Julice Lopes Dutra.

O álcool etílico foi desenvolvido em escala laboratorial, pelo o pesquisador da Universidade Federal da Paraíba, Dr. Clóvis Gouveia da Silva. Segundo o pesquisador, o elevado teor de açúcares fermentescíveis contidos nas vagens da algarobeira (Prosopis juliflora Sw D.C.), potencializa as reações de biotransformação, consequentemente, viabiliza a obtenção de etanol com elevado rendimento.