FERMENTADO ALCOÓLICO DE SAPOTI
Objetivo do projeto
O objetivo desta pesquisa foi estudar a cinética da fermentação alcoólica do suco de sapoti para obter uma bebida fermentada.
O sapotizeiro
O “sapotizeiro” (Manilkara zapota) é uma espécie frutífera da família Sapotaceae. É cultivado principalmente para a produção de frutos consumidos in natura. A casca dos frutos é fina, e sua polpa é macia e muito doce, além de conter uma substância gelatinosa que lhe confere um aroma singular (Silva Júnior et al., 2014).
A adaptação da planta é boa em toda a área do Brasil; no Nordeste, inicialmente foi cultivada nas serras úmidas, onde o clima é bastante favorável para o desenvolvimento e produção da sapoti. Posteriormente, expandiu-se para outros ecossistemas (Banderia et al., 2005).

Os frutos do sapotizeiro
O sapoti amadurece rapidamente, e uma das formas de reduzir as perdas pós-colheita é a produção de uma bebida fermentada, considerando que o fruto possui alto teor de sólidos solúveis (Oliveira et al., 2011), o que é um fator importante para a produção de uma bebida fermentada com boa qualidade de produção.

O fermentado de sapoti
A análise dos resultados deste estudo permite concluir que a fermentação do suco de sapoti favoreceu a obtenção de um suco fermentado com bom teor alcoólico, e dentro das especificações exigidas pela legislação para frutas fermentadas, considerando que o teor alcoólico do suco fermentado foi proporcional ao conteúdo inicial de sólidos solúveis do suco de sapoti.

AUTORES:
Matheus D. B. Albuquerque¹*
Ruth Bezerra Rodrigues¹
Clóvis Gouveia da Silva¹
Julice Dutra Lopes¹
¹Federal University of Paraíba, Departament of Chemical Engineering
*Email: mattheus_dbernardo@hotmail.com
