Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > UFPB inaugura Usina de Energia Solar no Centro de Tecnologia

UFPB inaugura Usina de Energia Solar no Centro de Tecnologia

A cerimônia ocorreu na manhã de ontem (30), no Bloco D do Centro
publicado: 01/07/2022 11h37, última modificação: 01/07/2022 11h40

A UFPB inaugurou ontem (30) a Usina de Energia Solar da universidade, localizada no Centro de Tecnologia (CT). Na ocasião, estiveram presentes o Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia, o Diretor do CT, Prof. Marcel Gois, o Superintendente da Sinfra, Jairo Inocêncio, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Prof. Fernando Perazzo, a Pró-Reitora de Gestão de Pessoas, Profª. Rita de Cássia, o Presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional, Prof. Sandro Marden, o Chefe de Gabinete da Reitoria, Prof. Pablo Nogueira, o Superintendente do HULW, Dr. Marcelo Tissianni, e membros da comunidade acadêmica.

As placas solares foram instaladas em agosto de 2021, nos blocos A, C, D e E do Centro de Tecnologia. O Reitor da UFPB, Prof. Valdiney Gouveia afirmou que “o investimento foi na ordem de, aproximadamente, 1 milhão de reais e, até o momento, nós já economizamos 160 mil reais. A previsão é economia de 200 mil reais ao ano, o que significa que em cinco anos nós teremos pago essas placas e teremos, pelo menos, mais 15 anos para a exploração desse recurso.”

A Usina Fotovoltaica é composta por 672 módulos (placas solares), com potência de 295kWp (quilowatt pico), ocupando uma área de aproximadamente 1.500m².

O Superintendente da Sinfra, Jairo Inocêncio, explicou que a Usina Fotovoltaica da UFPB gera, atualmente, cerca de 4% da energia utilizada no Campus I da UFPB por mês e que, em dias chuvosos, essa produção pode cair até 80%. Por isso é importante que a UFPB alterne entre a energia solar e a já utilizada na universidade.

Dentre os motivos que levaram à escolha do CT para a instalação das placas solares, o Prof. Marcel informou que historicamente o Centro desenvolve diversas pesquisas na área de energia solar, além da questão da infraestrutura favorável.

“Do ponto de vista técnico, nós temos áreas de telhado dentro dos blocos A, C, D e E aqui no Centro de Tecnologia, cuja a laje é de concreto maciço. Então ela tem capacidade para suportar o peso dessas placas e tem área livre e útil para receber o maior número de placas possível”, afirmou o diretor do CT.

Além disso, o Prof. Marcel destacou que quando se fala em geração de energia, fala-se de sustentabilidade, mudanças climáticas e preservação do meio ambiente. Por isso, a instalação da placa de inauguração da Usina Fotovoltaica foi realizada em frente à Estação Meteorológica do CT, de forma simbólica.

O Reitor da UFPB afirmou também que a instalação da próxima Usina Fotovoltaica da universidade será no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), localizado no bairro Mangabeira, em João Pessoa.

Ele ainda sinalizou a criação de novas usinas fotovoltaicas em parceria com a empresa chinesa Huawei e com a Energisa, e que está em discussão com a Polícia Federal para a criação de uma usina ainda maior, com investimento das duas instituições.