Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Palestra do Prof. Walton Pereira Coutinho (UFPE)

Palestra do Prof. Walton Pereira Coutinho (UFPE)

DEP e PPGEPS receberão o Prof. Walton Pereira Coutinho (UFPE) para palestra
publicado: 08/04/2024 20h59, última modificação: 08/04/2024 20h59

É com muita alegria que receberemos, no Departamento de Engenharia de Produção (DEP) da UFPB, o Prof. Dr. Walton Pereira Coutinho da Universidade Federal de Pernambuco, para ministrar o seminário “Utilização de simulação-otimização para localização de delegados de polícia no estado de Pernambuco”, no dia 11 de abril de 2024, às 18h, nas dependências do Bloco G, do departamento de Engenharia de Produção da UFPB.

Resumo

Nas últimas décadas, a escalada da violência fez com que a segurança pública ocupasse um lugar central na agenda política e social brasileira.  Este estudo concentra-se no estado de Pernambuco, um dos mais violentos do Brasil segundo índices nacionais. Investigou-se um problema de localização decorrente da interação entre as polícias Civil e Militar. O objetivo é determinar a localização ótima dos delegados responsáveis pelo registro e investigação de crimes. Para tanto, empregou-se Simulação de Eventos Discretos na modelagem do processo de registros policiais diante de ocorrências criminais. Visando aprimorar a eficiência global da simulação, o modelo de simulação é incorporado em um algoritmo de Optimal Computing Budget Allocation, a fim de se identificar os melhores cenários de alocação. Os resultados demonstram que a abordagem proposta pode, potencialmente, contribuir para elevar a eficiência operacional das forças policiais em cidades pernambucanas.

Short-bio

Doutorado em Matemática (Pesquisa Operacional) pela Universidade de Southampton, Reino Unido. Mestre em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela UFPB. Professor Adjunto I do Núcleo de Tecnologia do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção do Centro Acadêmico do Agreste (PPGEP-CAA). Membro do Grupo de Pesquisa em Engenharia Econômica e Otimização Combinatória (GEEOC) e do grupo Modelagem e Alinhamento de Portfólio e Estratégia (MAPS). Seu trabalho tem ênfase em problemas de roteamento e otimização de trajetórias de veículos aéreos não tripulados. Atua nas áreas de programação inteira mista não linear e otimização multi-objetivo, utilizando métodos exatos e heurísticos para a resolução de problemas em logística, gestão da produção, gestão de recursos em serviços de saúde, segurança pública e engenharia de petróleo.