Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projetos de Pesquisa envolvendo docentes do PPGEPS foram aprovados/renovados
conteúdo

Notícias

Projetos de Pesquisa envolvendo docentes do PPGEPS foram aprovados/renovados

publicado: 09/12/2020 15h27, última modificação: 16/12/2020 10h58

É com muita alegria que comunicamos o sucesso na aprovação e/ou renovação de projetos e bolsas coordenados por docentes do nosso Programa. Vamos às notícias:

O projeto de Pesquisa “Estudo e desenvolvimento de Indicadores de custos em Universidades Federais” foi aprovado pelo MEC-SESu para execução em 12 meses, coordenado pelos professores: Dra. Maria Silene Alexandre Leite, (UFPB) Dr. Edson de Oliveira Pamplona, (UNIFEI) e  Dr. Antonio Cezar Bornia, (UFSC). Congratulamos a nossa prof.ª Maria Silene e traremos maiores informações em breve.

Já o Prof. Rogério Peruchi teve renovação de sua bolsa de produtividade em pesquisa PQ pré-aprovada. Tudo aconteceu no âmbito do projeto de pesquisa intitulado "PREFERÊNCIA DO TOMADOR DE DECISÃO EM ESTUDOS MULTIVARIADOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DA QUALIDADE", no qual se explora o desenvolvimento de novos métodos multivariados de controle estatístico da qualidade capazes de incorporar a preferência do tomador de decisão. As principais contribuições científicas esperadas são: i) índices ponderados de repetitividade e reprodutividade (R&R) para características da qualidade com distintos níveis de prioridade no processo; ii) análise multivariada de capabilidade de processos baseada em características da qualidade com distintos graus de importância; iii) propostas de índices para detecção de causa especial do erro de medição em estudos R&R multivariados; iv) pré-projeto experimental para definir níveis de variáveis de controle e avaliar erro de medição em processos de fabricação.

Por fim, o Prof. Anand Subramanian teve projeto de pesquisa selecionado dentre 140 projetos de pesquisa para receber incentivos fiscais e laboratoriais para incremento de pesquisas. O objetivo do programa da FAPESQ-PB e da FAPESP (São Paulo) é estimular a colaboração em pesquisa entre pesquisadores sediados nos estados da Paraíba e de São Paulo, financiando projetos colaborativos, com 24 meses de duração, e que contribuam para o avanço do conhecimento científico e tecnológico nos respectivos estados e no Brasil. O título do projeto é "Problemas de roteamento de veículos ricos: modelos e algoritmos para variantes determinísticas e estocásticas". O estudo tem como finalidade desenvolver modelos e algoritmos eficientes para variantes do Problema de Roteamento de Veículos (PRV), um problema clássico nas áreas de Pesquisa Operacional, Computação e Engenharia de Produção.

Para maiores informações sobre este último projeto, acesse: