Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesa de Dissertação - Irla Maria de Vasconcelos Feitosa Lima

Defesa de Dissertação - Irla Maria de Vasconcelos Feitosa Lima

publicado: 25/08/2023 11h15, última modificação: 25/08/2023 11h15

A seguinte defesa de dissertação no âmbito do PPGEPS foi marcada e será realizada em breve. Confira a seguir as informações principais.

Identificação

• DISCENTE: IRLA MARIA DE VASCONCELOS FEITOSA LIMA
  • DATA: 31/08/2023
  • HORA: 15:00
  • LOCAL: CTG - Sala Xique-xique
  • TÍTULO: CAPACIDADES DINÂMICAS PARA SUPERAÇÃO DE BARREIRAS DA ECONOMIA CIRCULAR: um estudo em empresas paraibanas
  • PALAVRAS-CHAVE: Economia circular (EC). Barreiras. Capacidades dinâmicas.
  • PÁGINAS: 178
  • GRANDE ÁREA: Engenharias
  • ÁREA: Engenharia de Produção
  • SUBÁREA: Gerência de Produção

Resumo

A presente pesquisa analisa como as capacidades dinâmicas podem auxiliar empresas na redução de barreiras que dificultam a implementação de práticas mais circulares. Especificamente, pretende-se (i) apresentar uma visão geral das pesquisas sobre barreiras e capacidades dinâmicas no contexto da EC; (ii) identificar as barreiras que as empresas enfrentam durante a transição para práticas mais circulares; (iii) identificar as capacidades dinâmicas que as empresas necessitam para fazer a transição de práticas lineares para circulares; (iv) propor uma estrutura conceitual e que integra capacidades dinâmicas que podem auxiliar na redução de barreiras que dificultam a implementação de práticas mais circulares no contexto de empresas paraibanas; (v) refinar a estrutura conceitual por meio de estudos de caso e apresentar proposições de pesquisa. O método empregado para o desenvolvimento do estudo empírico foi o estudo de caso em empresas que atuam no Estado da Paraíba. O principal instrumento de coleta de dados foi a entrevista que foi elaborada considerando a estrutura conceitual proposta. A partir da análise da literatura, que foi realizada por meio do método de revisão sistemática da literatura para conhecer a temática, bem como identificar capacidades dinâmicas e barreiras de transição para a EC, verificou-se que que se trata de uma temática emergente. Dentre as capacidades dinâmicas que foram identificadas na literatura, foram identificadas 27 capacidades, que após um processo de agrupamento, categorização e abstração, resultou em 11 categorias de capacidades. Também foram identificadas 65 barreiras, que após o mesmo processo, resultou em 12 categorias. A análise da literatura também permitiu que se identificassem várias práticas da EC, sendo as mais recorrentes as seguintes, reciclagem, reuso, remanufatura, recuperar, ecoinovação e outras. A partir dessas informações foi possível elaborar um framework conceitual que foi aplicado na prática com 4 empresas paraibanas (denominadas de A, B, C e D) que possuem iniciativas e práticas circulares. Verificou-se que, dentre as 4 empresas analisadas, a que enfrentou o maior número de barreiras foi a Empresa D. E, a Empresa que melhor conseguiu usar as capacidades dinâmicas e implementar as práticas da EC foram as Empresas B e D. Em uma análise comparativa (cross-case), verificou-se que as barreiras que mais dificultaram a implementação de práticas circulares nas empresas estudadas foram a falta de conscientização dos conumidores, falta de conhecimento e a falta de P&D (denominadas de B1, B2 e B3 respectivamente). As capacidades dinâmicas que mais se destacaram para ajudar na superação das barreiras e implememtar as práticas da EC foram as seguintes: capacidades de design e inovação e capacidade de absorção. A partir dos resultados empíricos, foi possível refinar a estrutura conceitual e gerar 12 proposições. Por fim, convém destacar as contribuções desta dissertação. A primeira contribuição é decorrente da estrutura teórica integrativa que mostra dificuldades/barreiras que as empresas enfrentam quando almejam implementar a EC, e como elas podem superar tais barreiras a partir de capacidades dinâmicas. Tal estrutura pode ser utilizada por outros pesquisadores que pretendem explorar o tema. Uma segunda contribuição relevante são as 12 proposiçoes geradas a partir dos estudos empíricos, uma vez que podem ser testadas em estudos futuros por meio de testes de hipóteses. Cada proposição representa uma síntese cuidadosamente elaborada das conexões observadas entre variáveis específicas, refletindo uma compreensão mais profunda das dinâmicas subjacentes. Essas proposições atuam como blocos de construção conceitual, fornecendo um arcabouço estruturado para a avaliação e exploração das relações entre as barreiras e as capacidades dinâmicas em contextos empresariais diversos. Terceiro, pode-se afirmar que a aplicação na prática da estrutura por meio de estudos de caso trouxe informações relevantes para as empresas estudadas, pois a realização da pesquisa pemitiu algumas reflexões sobre as dificuldades que elas têm para implementarem um modelo de negócios cicurlar, bem como de que forma tais empresas podem superar essas dificuldades por meio de capacidades dinâmicas. Assim, as empresas tiveram uma compreensão maior de como capacidades dinâmicas de absorção, design e inovação e organizacional estão auxiliando as organizações a superar tais barreiras.

Membros da Banca Examinadora

• Presidente - CLÁUDIA FABIANA GOHR - UFPB