Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesa de Dissertação - Ingryd Lins Paes de Araújo
conteúdo

Notícias

Defesa de Dissertação - Ingryd Lins Paes de Araújo

publicado: 21/08/2023 12h01, última modificação: 21/08/2023 12h01

A seguinte defesa de dissertação no âmbito do PPGEPS foi marcada e será realizada em breve. Confira a seguir as informações principais.

Identificação

  • DISCENTE: INGRYD LINS PAES DE ARAÚJO
  • DATA: 31/08/2023
  • HORA: 19:00
  • LOCAL: https://meet.google.com/xae-vmuj-stz
  • TÍTULO: CONTRIBUIÇÃO DO BIM- BUILDING INFORMATION MODELLING - NA MELHORIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM EDIFICAÇÕES VERTICAIS.
  • PALAVRAS-CHAVE: BIM. Projetos de edificação. Segurança do trabalho. Construção civil.
  • PÁGINAS: 100
  • GRANDE ÁREA: Engenharias
  • ÁREA: Engenharia de Produção / Engenharia Civil
  • SUBÁREA: Gerência de Produção / Construção Civil
  • ESPECIALIDADE: Higiene e Segurança do Trabalho / Processos Construtivos (BIM).

Resumo

A construção de edifícios verticais apresenta desafios únicos para garantir a segurança dos trabalhadores. O Building Information Modeling (BIM) emergiu como uma tecnologia transformadora na indústria de arquitetura, engenharia e construção, com aplicações multifacetadas que vão além das fases de projeto e construção. O BIM muda a forma como a segurança pode ser abordada, pois oferece novas abordagens para os profissionais projetar ou minimizar perigos e riscos por meio de análises de projeto, simulação e outras extensões. Os projetistas não entendem o impacto de seu trabalho nos métodos de construção e na segurança, por tanto é necessário trazer essa conscientização da responsabilidade que suas decisões podem ter na segurança do local de trabalho para os trabalhadores. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar através de um modelo de projeto seguro, como funciona a prevenção e redução de acidentes na fase de projeto e investigar sobre o conhecimento e interesse desse tipo de projeto das empresas da construção civil em João Pessoa/PB. Uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) foi realizada seguindo as diretrizes da metodologia Preferred Report Items for Systematic Reviews and Meta-analysis (PRISMA), os estudos encontrados foram divididos em 8 grupos, foram encontradas as principais fontes de acidentes no canteiro de obras, as principais ideias dos autores, os ciclos de vida da construção que pode ser inserido, eficácia no treinamento dos trabalhadores, benefícios e limitações da utilização do BIM para a segurança ocupacional. Também foi realizado um estudo de caso em duas empresas que contou com a participação de 3 arquitetos e 3 engenheiros civis. Neste estudo foi possível constatar o interesse na utilização do modelo de projeto seguro apresentado. Os benefícios encontrados na literatura foram reconhecidos de forma positiva pelas 2 empresas. O maior fator limitante encontrado foi a falta de demanda dos clientes. Quanto ao grau de importância, foi analisado que para elaborar esse tipo de projeto, a utilização do BIM seria imprescindível e que a execução seria a mais impactada. A partir desse estudo espera-se contribuir com o avanço do conhecimento sobre o BIM, demonstrar a importância da colaboração multidisciplinar entre as equipes, para que os projetistas possam considerar a segurança do trabalhador em seus projetos, minimizando ou eliminando os riscos de acidentes existentes durante todo o ciclo construtivo da edificação.

Membros da Banca Examinadora

  • Presidente - LUIZ BUENO DA SILVA - UFPB
  • Interno -  MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE - UFPB
  • Externo - ANDRÉ GUSTAVO CARVALHO MACHADO - UFPB (PPGA)