Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Defesa de Dissertação - Danielle Ginuíno Correia

Defesa de Dissertação - Danielle Ginuíno Correia

publicado: 18/08/2023 11h44, última modificação: 18/08/2023 14h53

A seguinte defesa de dissertação no âmbito do PPGEPS foi marcada e será realizada em breve. Confira a seguir as informações principais.

Identificação

• DISCENTE: DANIELLE GINUÍNO CORREIA
  • DATA: 29/08/2023
  • HORA: 09:30
  • LOCAL: https://meet.google.com/mkv-cmij-ncu
  • TÍTULO: ACESSIBILIDADE DE FUNCIONÁRIOS COM DEFICIÊNCIA SOB O OLHAR DA ERGONOMIA: Estudo de caso de uma Universidade Pública do Brasil.
  • PALAVRAS-CHAVE: Acessibilidade. Funcionários com Deficiência. Universidades. Ergonomia.
  • PÁGINAS: 119
  • GRANDE ÁREA: Engenharias
  • ÁREA: Engenharia de Produção
  • SUBÁREA: Engenharia do Produto
  • ESPECIALIDADE: Ergonomia

Resumo

As universidades, enquanto espaços de construção de conhecimento e oportunidades de crescimento individual, devem empenhar-se em garantir um ambiente acessível a todos, incluindo os funcionários com deficiência. A literatura académica sobre acessibilidade nas universidades tende a focar nas questões relacionadas com os estudantes com deficiência ou, quando aborda funcionários, aprofundam-se no estudo de problemáticas. Neste contexto, a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e de um estudo de caso fundamentado na metodologia da Análise Ergonômica do Trabalho, pretende-se identificar barreiras e facilitadores capazes de dificultar ou contribuir com a acessibilidade de funcionários com deficiência em uma Universidade Pública do Brasil. No estudo de caso, foram utilizados métodos interacionais, observacionais e análises documentais, tendo como sujeitos participantes funcionários com deficiência física, visual, auditiva, superiores e colegas de trabalho das pessoas com deficiência e, integrantes de equipe de apoio, tais como arquiteto, psicólogo, assistente social, gerente de recursos humanos. A partir da análise da literatura foram identificadas 83 barreiras e 60 facilitadores que, a partir de um processo de agrupamento, categorização e abstração foram subdivididos em 6 dimensões: - arquitetônica (26 barreiras e 13 facilitadores); - Comunicacional (07 e 07); - Metodológica (19 e 15); - Instrumental (8 e 6); - Atitudinais (13 e 09) e; - Programática (10 e 10). A partir dessas informações foi possível elaborar um framework conceitual integrativo relacionando a contribuição de cada facilitador para minimizar ou eliminar as barreiras de acessibilidade. A aplicação de um único facilitador, por exemplo, sugere eliminar ou reduzir a presença de diversas barreiras, promovendo a acessibilidade sob diferentes possibilidades. O estudo de caso identificou algumas barreiras e facilitadores da acessibilidade presentes no cotidiano do trabalho de funcionários com deficiência que não foram citados na RSL. Também proporcionou uma visão ampla e profunda dos resultados na perspectiva de diferentes participantes da comunidade acadêmica. A pesquisa contribui para o campo de conhecimento para além do público de funcionários ao oferecer uma listagem de barreiras e facilitadores da acessibilidade nas universidades como um todo e, apresentar uma correlação entre facilitadores e barreiras. Os resultados desta pesquisa também permitem conscientizar e sensibilizar projetistas, profissionais e gestores administrativos para uma mudança de atitudes que se reverte em ambientes universitários mais acessíveis e acolhedores para todas as pessoas.

Membros da Banca Examinadora

• Presidente - MARIA CHRISTINE WERBA SALDANHA - UFPB