Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > ABERGO 2020 terá realização 100% Virtual
conteúdo

Notícias

ABERGO 2020 terá realização 100% Virtual

publicado: 28/05/2020 10h04, última modificação: 28/05/2020 10h04

O Congresso Brasileiro de Ergonomia, em sua 20ª Edição, abriu chamada para artigos e papers, prazo que vai até 10/09/2020. 2020 é um ano de grandes desafios. Dada a pandemia da Covid-19 e seu impacto na saúde, economia, e nas formas de socialização, a ABERGO inova em seu XX Congresso Brasileiro de Ergonomia e realiza pela primeira vez um Congresso Virtual, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2020.

O ABERGO Virtual será em 2020 um espaço de interlocução que possibilitará a participação de diversos profissionais e acadêmicos em qualquer parte do mundo, aumentando a visibilidade do evento e possibilitando um contexto de debate sobre cenários e desafios na temática aplicada em nosso contexto: Inovação, Sustentabilidade e Interdisciplinaridade na Ergonomia.

O termo SUSTENTABILIDADE é sempre relacionado como uma característica ou condição de um sistema que é sustentável no aqui e agora e para as gerações futuras. Considerado como tal, trata-se de uma propriedade emergente nas inter-relações de produção e consumo articulando dimensões econômicas, sociais e ambientais. A sustentabilidade resulta de uma construção social reunindo vários campos do saber humano de forma interdisciplinar e holística.​

O termo INOVAÇÃO é caracterizado como o ato de modificar algo, produzindo como efeito a renovação ou criação de uma novidade. Neste sentido, num dado contexto social, econômico e ambiental, a inovação significa criar novos caminhos ou estratégias diferentes de gestão, produção e consumo. Os desenvolvimentos recentes consideram a natureza dinâmica da inovação, englobando as características evolutivas das interações entre os atores, suas relações com atividades inovadoras e suas relações com o ambiente em que operam. Trata-se de um processo que combina diferentes disciplinas para criar novos saberes, que são insumos para a criação de inovação.

​Sustentabilidade e inovação demandam novos modelos de interação do conhecimento, novas abordagens de investigação e de aprendizado.

O paradigma do conhecimento INTERDISCIPLINAR, baseado na interdependência entre os diversos ramos do conhecimento, pode ser norteador para a criação da inovação sustentável. O conhecimento interdisciplinar tem sido perseguido pela ergonomia desde suas origens. Ao buscar compreender as atividades humanas em situações de trabalho e de uso a ergonomia utilizou-se de conhecimentos advindos da fisiologia e da psicologia, dentre outras disciplinas basilares.

Seria possível equacionar os problemas de uma situação de trabalho ou de uso justapondo conhecimentos produzidos nas mais distintas disciplinas que podem estar implicadas nesta relação? 

Para maiores informações, consulte https://www.abergo2020.com.br/.