Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Sobre o PPGEPS > Histórico
conteúdo

Histórico

por Vinícius publicado 13/04/2020 16h22, última modificação 19/04/2023 12h12

PPGEP_PPGEPS_Logo_v2.gif

A Engenharia de Produção surgiu formalmente no Brasil com a criação da opção "Produção" dentro do curso de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP, em 1958. A partir daí, várias iniciativas foram empreendidas para o crescimento da Engenharia de Produção no Brasil, principalmente com a criação de cursos de mestrado nas regiões Sul e Sudeste.

Na UFPB, a Engenharia de Produção surgiu por meio da pós-graduação stricto sensu (mestrado) iniciada em 1975, representando o primeiro curso dessa modalidade de engenharia a ser criado fora do eixo Sul-Sudeste do Brasil. Para isso, contou com o suporte de pesquisadores provenientes da COPPE/UFRJ, onde a Engenharia de Produção já era consolidada e havia condições de apoiar o processo de implantação do curso.

pós-graduação representou a pedra fundamental para a criação dos cursos de graduação em Engenharia de Produção Mecânica (1998) e Engenharia de Produção (2009) na UFPB. Assim, desde a sua fundação, pós-graduação em Engenharia de Produção da UFPB tem fornecido contribuições duradouras para essa área no país, capacitando um número expressivo de pesquisadores que hoje compõem os quadros de instituições de ensino e pesquisa, empresas privadas, órgãos governamentais e ONGs.

O aprendizado acumulado ao longo dos anos possibilitou a atual configuração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPGEPS) da UFPB, um programa alinhado com o atual panorama mundial de pesquisa nessa área, porém atento às necessidades de seu contexto regional.