Laboratórios

O PPGEPS conta com sete laboratórios para uso prioritário de pesquisa, mas que também dão suporte a atividades de ensino e extensão:

Finalidade: pesquisas destinadas à melhoria da qualidade das condições de trabalho. Exclusivo à pesquisa de iniciação científica (IC), mestrado e doutorado, com possibilidade de participação de parceiros de outros Programas de Pós-Graduação (nacionais e internacionais). Área: 70 m². Equipamentos: analisador manual de som, anemômetro, contador de partículas de poeira, cronômetro digital, dinamômetro manual hidráulico, estação microclimática, luxímetro, medidor de energia solar, medidor de estresse térmico, medidor de ondas eletromagnéticas, medidor de pressão sonora, relógio monitor de frequência cardíaca, tensiômetro, termo-higrômetro, termômetro infravermelho e wattímetro.

Finalidade: resolução de problemas de apoio à decisão, utilizando métodos quantitativos baseados em Otimização e Estatística. Exclusivo às pesquisas de IC e pós-graduação. Área: 40 m². Equipamentos: dez computadores, softwares de otimização, simulação e estatística, projetor multimídia, impressora, impressora 3D, quadro branco e estações de trabalho.

Finalidade: desenvolvimento de pesquisas aplicadas e projetos de inovação em produtos, com ênfase em concepção, prototipagem e validação, além de suporte qualificado às atividades de formação de estudantes de graduação e pós-graduação. Infraestrutura: instalado em área de 30 m², o laboratório dispõe de ambiente dedicado ao desenvolvimento e à experimentação, equipado com projetor multimídia, cinco impressoras 3D, incluindo duas obtidas por meio de cooperação internacional com a Université Grenoble Alpes, centro de usinagem, centrífuga e softwares especializados para modelagem e desenvolvimento de produtos e componentes.

Finalidade: suporte a atividades de pesquisa, aulas práticas de graduação e de pós-graduação, além de apoiar a extensão por meio treinamento empresarial. Permite simulação física do fluxo de produção, em situações de processos de montagem em linha e produção em lotes, podendo ser associada à realização de experimentos de simulação computacional. Área: 70 m². Equipamentos: oito estações flexíveis de trabalho, compostas de bancada industrial modular, luminária, painéis perfurados com prateleiras, bandejas e caixas acopláveis. As bancadas possuem rodas para configurar diferentes tipos de layout e situações produtivas em pequena escala. Possui uma linha transportadora com roletes, carrinhos de transporte, módulos de armazenagem, kits didáticos de montagem, projetor multimídia, quadro branco e carteiras escolares.

Finalidade: pesquisas relacionadas à avaliação do desempenho de sustentabilidade de sistemas produtivos. Integra docentes e alunos de graduação e pós-graduação, incluindo pesquisadores da Université Grenoble-Alpes (França) e Universidade do Minho (Portugal). Área: 35 m². Equipamentos: projetor multimídia, quadro e estações de trabalho, computadores, equipamentos de captura de áudio e vídeo, e softwares de estatística, otimização, notação de processos de negócios e gerenciamento de projetos.

Finalidade: apoio às atividades de ensino e pesquisa de graduação e pós-graduação em Engenharia de Produção da UFPB. Fica à disposição dos professores e discentes do PPGEPS e do DEP. Área: 56 m². Equipamentos: 17 computadores, acesso à internet, projetor multimídia e quadro branco.

Última atualização: quarta-feira, 8 de abril de 2026