Defesa de Dissertação – Ricardo Lukas de Medeiros França
A seguinte defesa de dissertação no âmbito do PPGEPS foi marcada e será realizada em breve. Confira a seguir as informações principais.
Identificação
- DISCENTE: Ricardo Lukas de Medeiros França
- DATA: 28/08/2025
- HORA: 11:00
- LOCAL: https://meet.google.com/pnq-zdin-wka?hs=224
- TÍTULO: Heurísticas de Programação Matemática para o Problema de Dimensionamento de Lotes de Múltiplos Itens com Restrições de Capacidade e Máquinas Paralelas Distintas
- PALAVRAS-CHAVE: Dimensionamento de Lotes, Geração de Colunas, Relax-and-fix, Fix-and-Optimize, Heurísticas, Otimização.
- GRANDE ÁREA: Engenharias
- ÁREA: Engenharia de Produção e Sistemas
- SUBÁREA: Pesquisa Operacional
Resumo
Os problemas de dimensionamento de lotes estão entre os mais relevantes na literatura de planejamento da produção. Este trabalho aborda o Problema de Dimensionamento de Lotes com Múltiplos Itens e Máquinas Paralelas Distintas (CLSP-PM), classificado como NP-difícil e cujo objetivo é determinar um plano ótimo que atenda às demandas periódicas, sem exceder a capacidade das máquinas e minimizando o custo total. Este trabalho propõe a resolução do problema através de métodos heurísticas combinados de três diferente formas: (i) Aplica-se o Relax-and-Fix para gerar uma solução inicial e o Fix-and-Optimize como busca local, nas versões estática e dinâmica. (ii) Em seguida, utiliza-se uma Heurística Baseada em Geração de Colunas (HCG) como construtiva, combinada ao Fixand-Optimize, comparando a resolução do pricing via Programação Dinâmica (PD) e Programação Inteira Mista (MIP). (ii) Depois o HCG foi estendido com heurística de transferência de produção (TH) para viabilização das soluções, mantendo as comparações entre PD e MIP, onde para cada usa-se as versões estática e dinâmica do Fixand-Optimize. Os experimentos em 2.880 instâncias de referência mostram que, principalmente, a combinação HCG com PD, TH e Fix-and-Optimize dinâmico obteve gaps próximos de zero em diversas classes. Dessa forma, superam métodos da literatura em qualidade de solução, alcançando gaps médios de 0,51% para a versão estática e 0,42% para a dinâmica, com tempos competitivos.
Membros da Banca Examinadora
- Presidente – HUGO HARRY FREDERICO RIBEIRO KRAMER – UFPB
- Interno – LUCIANO CARLOS AZEVEDO DA COSTA – UFPB
- Interno – ANAND SUBRAMANIAN – UFPB
- Externo – EDUARDO UCHÔA BARBOZA – UFF
