Autoavaliação

A autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/UFPB) tem se configurado como um instrumento estratégico fundamental para o aprimoramento contínuo da formação discente e da produção científica. Implementada de forma sistemática, a autoavaliação envolveu docentes, discentes, egressos, técnicos e coordenação, por meio de diversas ações articuladas. Um dos pilares centrais foi a aplicação de formulários de avaliação de disciplinas e atividades complementares, que possibilitaram identificar fragilidades, como a necessidade de reforço da infraestrutura para aulas online e a ampliação da oferta de disciplinas em línguas estrangeiras. Esses diagnósticos resultaram em melhorias objetivas no funcionamento do programa.
Outro ponto de destaque foi a análise crítica da produção científica oriunda de dissertações e teses, evidenciando a necessidade de estimular a submissão de artigos rejeitados e ampliar a conversão de trabalhos em publicações de alto impacto. Foram promovidas reuniões docentes-discente e ações específicas com orientadores, o que refletiu no aumento de 32,5% na produção científica e na concentração de artigos com percentil maior ou igual a 75 considerando o FI (JCR) ou CiteScore.
A internacionalização também foi amplamente estimulada, resultando no envio de discentes para doutorado sanduíche, celebração de convênios internacionais e incremento das coautorias com instituições estrangeiras. Em paralelo, foi fortalecido o vínculo com demandas locais e regionais, com pesquisas voltadas a arranjos produtivos da cachaça, apicultura, alimentos funcionais e agricultura familiar, promovendo impacto social relevante. A produção de materiais acessíveis à sociedade e a inserção de tópicos de contribuição social em teses e dissertações ampliaram ainda mais esse alcance.
A criação de comissões discentes, eventos científicos regulares e ações de visibilidade em redes sociais também foram frutos da autoavaliação, promovendo maior integração, transparência e engajamento da comunidade acadêmica. Por fim, o acompanhamento de egressos revelou alto índice de inserção no mercado de trabalho, reforçando a efetividade da formação oferecida. Com base nesse processo contínuo, o PPGCTA delineou um planejamento estratégico voltado ao fortalecimento do corpo docente, à excelência acadêmica e à consolidação de sua relevância científica e social.

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