Minicurso: Cosméticos e Biotecnologia

Minicurso realizado na III Semana Acadêmica de Engenharia Química na UFPB.

sexta-feira, 19 de setembro de 2025
Categoria: Eventos

Entre os dias 17 e 19 de setembro, ocorreu a III Semana Acadêmica de Engenharia Química. Organizada em parceria com a Liga Acadêmica Paraibana de Engenharia Química (@lapeq.ufpb), o Centro Acadêmico de Engenharia Química (@caequfpb), a Associação Brasileira de Engenharia Química (@abeq_br) e o Centro de Tecnologia (@ctufpb), foram realizados diversos minicursos, palestras e visitas técnicas.

Foi um evento enriquecedor para todos os alunos que tiveram a oportunidade de participar e conhecer um pouco mais sobre a profissão e suas atuações. Com o tema: “Do laboratório à escala global: Engenharia Química como ponte entre a ciência e impacto social”, houve palestras com empresas como a PHIQ, que é do ramo de saneantes, e também visita técnica à Cervejaria Philipeia.

Banner do evento que ocorreu no Centro de Tecnologia da UFPB.

Em relação aos minicursos, o Laboratório de Tecnologia Cosmética participou do evento com uma aula da Prof.ª Dr.ª Melânia Lopes Cornélio sobre “Cosméticos e Biotecnologia”, onde os alunos aprenderam um pouco da história dos cosméticos, as matérias-primas que são utilizadas, as interações com o mercado de biotecnologia e as inovações para o setor de cosmetologia.

Aula teórica sobre “Cosméticos e Biotecnologia” ministrada pela Prof.ª Dr.ª Melânia Lopes Cornélio.

Após um coffee break, os estudantes foram para o laboratório e prepararam um creme facial com ativo de kombucha de pêssego, maça e hibisco. A kombucha é uma bebida probiótica obtida pela fermentação de um chá adoçado, que pode ser verde, branco, preto, entre outros. O inóculo utilizado neste chá, também chamado de scooby, é composto por leveduras e bactérias que formam uma cultura simbiótica. Alguns benefícios associados à kombucha são: efeito antioxidante, antimicrobiano, anticancerígeno, além de benefícios na função imunológica e eliminação de toxinas. Dois dos metabólitos presentes na kombucha que propiciam seu uso em formulações cosméticas são o ácido glucurônico, que auxilia a desintoxicação das células, e o ácido hialurônico, que está relacionado a elasticidade da nossa pele.

Alunos na produção de creme facial com a kombucha como ativo biotecnológico.

Durante o minicurso, os alunos puderam visualizar o processo de formação de uma emulsão, percebendo a interação entre fase aquosa e oleosa, além das operações de agitação e temperatura corretas para obtenção de um produto de qualidade. Por fim, todos os alunos levaram uma amostra do creme facial e duas alunas foram sorteadas para levar uma espuma facial, ambos os produtos continham como ativo biotecnológico, a kombucha.

Produtos finalizados e as alunas, Débora e Daniele, que levaram a espuma facial para casa.

Aqui deixamos nosso agradecimento a toda equipe pelo convite para participar do minicurso e pelo apoio para que tudo ocorresse da melhor forma. Parabenizamos todos os envolvidos, o evento foi incrível.

Referências:

SANTOS, Josué Souza dos; NÓBREGA, Gabriela Silva da. KOMBUCHÁ: consumo, benefícios e comercialização. In: Anais do 22ª Semana de Mobilização Científica- SEMOC, Salvador, 2019. Disponível em: http://submissao.singep.org.br/8singep/arquivos/510.pdf. Acesso em: 19 set. 2025.

SIMÕES, Greice Dotto; RODRIGUES, Rosane da Silva. Kombucha: conhecimento e consumo. Revista da Associação Brasileira de Nutrição – RASBRAN[S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–18, 2023. Disponível em: https://rasbran.com.br/rasbran/article/view/2700. Acesso em: 19 set. 2025.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site