Para começar o semestre no laboratório, os alunos tiveram a primeira aula prática utilizando os conhecimentos aprendidos em sala de aula e formularam uma água de toilette. Esta primeira vivência com o ambiente laboratorial é de extrema importância para os alunos, pois são introduzidas regras e boas práticas que devem ser adotadas durante todas as aulas para garantir formulações de qualidade, sem risco de acidentes.
Os primeiros indícios de uso das essências são associados às civilizações gregas, egípcias e persas, que já as utilizavam em cerimônias religiosas ou na higiene pessoal e, atualmente, o setor de perfumaria se favorece dos avanços tecnológicos para produzir novas formulações e combinações em grande escala. Dependendo do aroma que predomina em uma fragrância, ela pode ser classificada em grupos denominados famílias olfativas. Segundo a Sociedade Francesa de Perfumistas (SFP), temos sete principais famílias:
Apesar de não serem reconhecidas pela SFP, alguns aromas foram agrupados e identificados ao longo dos anos e, dentre estes grupos, se destacam:
No primeiro momento desta aula, os estudantes foram instruídos a identificar as famílias olfativas das fragrâncias que estavam dispostas na bancada, uma vez que cada recipiente representava uma característica predominante para a observação. Depois desta identificação, iniciou-se o processo de produção, onde foi definida a porcentagem de essência adicionada a formulação e, quanto a este critério, podemos classificar os perfumes de acordo com a Tabela 1:
% de Essência | Fixação | |
Eau de Cologne | 1 – 3% | Cerca de 2h |
Eau Fraiche | 2 – 5% | Entre 2 e 3h |
Eau de Toilette | 5 – 15% | Entre 6 e 8h |
Eau de Parfum | 15 – 20% | Até 10h |
Parfum | 20 – 40% | Até 24h |
Como foi definido que produziríamos uma água de toilette, os alunos definiram uma porcentagem de fragrância dentro da faixa e calcularam as proporções referentes às outras matérias-primas. E assim foi nossa primeira aula prática, a mais cheirosa de todas, então fica por aqui para acompanhar tudo que vai ser feito neste semestre!
Referências:
DE BARROS, Alessandro Lucas Nóbrega. Análise de Perfumes. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Farmácia). Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – Faculdade de Farmácia, São Paulo, 2007. Disponível em: https://arquivo.fmu.br/prodisc/farmacia/alnb.pdf. Acesso em: 18 jun. 2025.
FERRO, Lilian Raquel de Souza et al. Análise da cajarana para produção de essência e óleo essencial. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Química) – Etec Profª Carmelina Barbosa, Dracena, 2024. Disponível em: http://ric-cps.eastus2.cloudapp.azure.com/handle/123456789/21184. Acesso em: 18 jun. 2025.
PEDRONEZI, Júlia; LEDA, Matheus de Souza; RODRIGUES, Rafael Braglin; SOUZA, Vitória Barbosa. Produção de perfume a partir de álcool de abacaxi e galoxolide. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Química). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Escola Técnica Estadual – ETEC Trajano Camargo, Limeira, 2023. Disponível em: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16788. Acesso em: 18 jun. 2025.
SFP. Société Française des Parfumeurs. Les Familles Olfactives. França, 2024. Disponível em: https://www.parfumeurs-createurs.org/en/filiere-parfum/les-familles-olfactives-102. Acesso em: 23 jul. 2025.