Produção de máscara facial de argila verde

Alunos aprendem a formular máscara de argila em aula prática.

quarta-feira, 7 de maio de 2025
Categoria: Aulas

Com a rotina de skin care cada vez mais completa e eficaz, a máscara de argila é uma ótima aliada para deixar sua pele saudável, pois é um produto de fácil acesso e aplicação. Nesta aula, os alunos formularam uma máscara facial à base de argila que proporciona uma sensação refrescante e, com seu poder de absorção, é capaz de promover efeitos antissépticos e antimicrobianos.

Aula prática com a produção de máscara facial de argila verde.

As estruturas das argilas permitem a extração de toxinas e de substâncias consideradas tóxicas ao corpo, auxiliando na drenagem e oxigenação da pele, além de combater e amenizar processos inflamatórios, como a acne. De acordo com a quantidade de minerais presentes em sua composição, as argilas podem apresentar diversas aplicações. As ações principais dos minerais são mostradas na Tabela 1:

MineraisMecanismo de Atuação
SilícioPropriedades anti-inflamatórias, antissépticas, purificantes, adstringentes e ação cicatrizante.
AlumínioAção cicatrizante, função anti-inflamatória, inibição do crescimento de algumas bactérias.
FerroRestauração do bom tom da pele, ação antioxidante de um de seus precursores, a vitamina A. Sua deficiência causa anemia acompanhada por uma pele sensível.
CálcioImportante para coagulação sanguínea, atua na função do tecido nervoso e cardíaco, além de facilitar a assimilação da vitamina C e da luz UV e na síntese da vitamina D.
MagnésioAgente de regeneração celular, promovendo a drenagem tecidual, e auxilia na absorção de vitaminas, como a B1 e a B2.
Tabela 1: Principais atuações fisiológicas dos minerais nas argilas.

A predominância de cada elemento em sua composição, define os diversos tipos de argilas que podem ser utilizadas em máscaras faciais, dentre elas estão:

  • Branca: rica em silício e alumínio, é bastante utilizada na redução de processos inflamatórios e aumento da tonicidade da pele, além do seu efeito cicatrizante, suavizante e clareador sem ressecamento.
    Indicação: todos os tipos de pele.
  • Rosa: rica em ferro e com cerca de 50% de silício, é indicada para o combate a flacidez, apresenta efeito cicatrizante e suavizante e aumenta a circulação sanguínea, devolvendo brilho e vitalidade para pele.
    Indicação: peles sensíveis e delicadas.
  • Verde: com cerca de 60% de sílica, também apresenta óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, sódio e alumina. É amplamente utilizada devido ao seu efeito desintoxicante, pois reduz a oleosidade das glândulas sebáceas combatendo edemas.
    Indicação: peles oleosas e acneicas;
  • Vermelha: apresenta abundância de ferro em sua composição, devido a presença de hematita, que auxilia na respiração celular, intensifica a renovação das células nas camadas superficiais da pele e estimula o colágeno. Sendo assim, é bastante utilizada em cuidados antienvelhecimento.
    Indicação: peles sensíveis e rosáceas;
  • Preta: rica em ferro, porém na forma de magnetita, tem efeitos cicatrizantes, terapêuticos, anti-inflamatórios e de renovação celular, que diminui rugas e tem ação rejuvenescedora.
    Indicação: peles maduras;
  • Amarela: apresenta silício em sua composição, catalisando a produção de colágeno e agindo na nutrição, hidratação e tonificação da pele.
    Indicação: peles maduras e acneicas;
  • Cinza: apresenta alto teor de silício, mas também apresenta sódio e magnésio em sua composição. Apresenta ação esfoliante, hidratante e estimulante ao colágeno, além de ser muito eficiente em inchaços e edemas.
    Indicação: pele oleosa, manchadas, acneicas, maduras e desvitalizadas.

Referências:

CORDEIRO, Maria Barbosa da Silva et al. Estudos comparativos de rejeitos industriais de granitos com argila facial aplicadas na cosmetologia. Anais do IV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais e Humanas (CONAPESC), Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56842 Acesso em: 30 abr. 2025.

MATOS, Milena Silva; COSTA, Michell Charlles de Souza. O uso da argiloterapia em procedimentos estéticos: revisão de literatura. Revista Mato-Grossense de Saúde, v. 1, n. 2, p. 193-205, 2023. Disponível em: https://revistas.fasipe.com.br/index.php/REMAS/article/view/262. Acesso em: 30 abr. 2025.

SILVA, Ana Vitória Neppel; FERREIRA, Adrielly Michely; ARAKAWA, Janice Aparecida Rafael. O uso da argila no tratamento da acne. Revista Terra & Cultura: Cadernos de Ensino e Pesquisa, v. 39, n. esp., p. 52-64, 2023. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/Revistateste/article/view/3010/2772. Acesso em: 30 abr. 2025.

SILVA, Carla Regina de Oliveira Paulo. Desenvolvimento de máscara facial do tipo peel-off à base de argilas verdes, óleo de semente de uva e creme Lanette®. 2021. Dissertação (Mestre em Engenharia Química) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021. Disponível em: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13437. Acesso em: 30 abr. 2025.

Notícias Relacionadas

Imagem decorativa do site