A 8ª Edição do Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Delby Fernandes de Medeiros, promovida pela Agência UFPB de Inovação Tecnológica (INOVA – UFPB), aconteceu no dia 04 de dezembro de 2025 no Auditório da Reitoria no Campus I em João Pessoa. Esta premiação ocorre desde 2015 e visa o reconhecimento das pesquisas tecnológicas realizadas pelos docentes, discentes e/ou técnicos administrativos no ano-base anterior.
Este prêmio homenageia o Prof. Delby Fernandes de Medeiros, que dedicou sua vida profissional ao Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) da UFPB. Em 1978, o professor criou o Mestrado em Produtos Naturais – Farmacologia e Química, inovando ao integrar as duas áreas e alcançando números impactantes no cenário acadêmico da Farmácia no Brasil. No ano de 1998, o Programa de Pós-Graduação evoluiu e passou a oferecer cursos de Mestrado e Doutorado, transformando-se no Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos. Em 2011, o LTF foi extinto, mas, em 2014, o Instituto de Pesquisa em Fármacos e Medicamentos (IPeFarM-UFPB) foi integrado às instalações do antigo laboratório e restaurou o legado da pesquisa farmacêutica na UFPB.
O evento contou com a presença dos inventores e também das instituições e organizações parceiras, dentre elas o Senai-PB, Banco do Nordeste, Agência NEO IFPB, a Agência INOVATEC e Fundação FADE. O Laboratório de Tecnologia Cosmética recebeu quatro menções honrosas pelas seguintes patentes:


A UFPB alcançou a 4ª posição no ranking nacional de pedidos de patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) em 2024 e esta premiação é um reconhecimento à produção tecnológica e à valorização da propriedade intelectual, que inspira novos inventores e destaca a relevância da INOVA para o desenvolvimento da instituição em diversos temas.