Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > UFPB promove minicurso em Análise de Dados para Pesquisas em Linguística e Educação
conteúdo

Notícias

UFPB promove minicurso em Análise de Dados para Pesquisas em Linguística e Educação

publicado: 26/06/2025 17h28, última modificação: 26/06/2025 17h28
Inscrições estão abertas até 31 de julho, através do SigEventos

UFPB promove minicurso em Análise de Dados para Pesquisas em Linguística e Educação

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) e o Laboratório de Processamento Linguístico (LAPROL), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), vinculados à Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promovem gratuitamente o minicurso “Análise de Dados para Pesquisas em Linguística e Educação”, que será realizado entre os dias 4 e 8 de agosto, em formato presencial e com atividades em dois turnos. As aulas serão ministradas pelo professor José Ferrari Neto.

Para os interessados, as inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, e devem ser realizadas através do SigEventos.

O curso terá duração de uma semana, de 4 a 8 de agosto de 2025, e será realizado no Auditório da Central de Aulas da UFPB, no Campus I. As atividades ocorrerão em dois turnos, manhã e tarde, das 9h às 12h e das 14h às 17h, totalizando uma carga horária de 30 horas, com emissão de certificado. Além disso, durante o minicurso será fornecido material a ser usado para a prática das análises.

A programação do minicurso inclui os conteúdos: Conceitos Básicos de Estatística; Estatística Descritiva; Estatística Inferencial; Testes Paramétricos e Não-Paramétricos; Análise de Dados Categóricos; e Testes Multivariados.

O minicurso abordará a utilização dos softwares Jamovi e Excel na realização de testes estatísticos e na análise de dados voltada a investigações nas áreas de Linguística e Educação. A proposta inclui apresentar métodos e estratégias para organizar dados, extrair informações relevantes e subsidiar a tomada de decisões, com foco em estudantes e pesquisadores da graduação e da pós-graduação. 

Ao término das atividades, espera-se que os participantes estejam aptos a planejar e empregar as técnicas discutidas, contribuindo para a elaboração de pesquisas sólidas e bem fundamentadas do ponto de vista estatístico.

* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Hugo Bispo
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB