Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > UFPB abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Antropologia
conteúdo

Notícias

UFPB abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Antropologia

publicado: 08/07/2025 16h01, última modificação: 08/07/2025 16h48
Solicitações de isenção do pagamento de inscrição vão até 19 de julho

UFPB abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Antropologia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está com inscrições abertas, de 5 a 13 de agosto de 2025, para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), com ingresso previsto para o ano letivo de 2026.

O processo seletivo é promovido pelo Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e pelo Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA). A taxa de inscrição é de R$85,93 e deverá ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). As solicitações de isenção, de acordo com as regras do edital, serão recebidas no período do dia 04 a 19 de julho de 2025.

Para o Mestrado, serão ofertadas 18 vagas, das quais sete são destinadas preferencialmente a candidatos(as) que optarem por ações afirmativas, e duas preferencialmente a pessoas trans. Já para o Doutorado, são oferecidas 14 vagas, com seis vagas destinadas preferencialmente a ações afirmativas e uma preferencialmente a pessoas trans.

O processo seletivo do Mestrado será composto por três etapas: Prova Escrita (sem identificação do autor), Entrevista (ambas eliminatórias) e Análise e Pontuação do Currículo (classificatória). Para o Doutorado, as etapas incluem Prova Escrita, Entrevista com apresentação e defesa oral do projeto de pesquisa (todas eliminatórias), além da Análise e Pontuação do Currículo Lattes (classificatória).

O PPGA tem como objetivo a formação qualificada de pesquisadores capazes de promover e disseminar o conhecimento antropológico em diferentes contextos, por meio da produção de pesquisas, da atuação em consultoria e assessoria, e da docência no ensino superior.

As atividades acadêmico-científicas do programa estão organizadas em cinco linhas de pesquisa:

  • Imagens, Patrimônios, Artes e Performance;

  • Corpo, Saúde, Gênero e Geração;

  • Território, Identidade e Meio Ambiente;

  • Etnografias e Sociabilidades Urbanas;

  • Políticas Sociais e Desenvolvimento.

O edital completo, com todos os detalhes sobre o processo seletivo, está disponível no site oficial do programa.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Foto: Elidiane Poquiviqui
Ascom/UFPB