Notícias
UFPB abre 41 vagas para Mestrado e Doutorado em Agronomia
O Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu inscrições para seleção de novos alunos de mestrado e doutorado, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. O período de inscrições é de 26 a 30 de agosto, de forma gratuita e exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA).
Podem concorrer às vagas de mestrado candidatos com diploma de nível superior em áreas como Agroecologia, Biologia, Botânica, Ciências Agronômicas, Ciências Biológicas, Engenharias Agrícola, Florestal e Ambiental, Ciências Agrárias, Fitotecnia, Horticultura, Biotecnologia, Engenharia de Biossistemas, entre outras formações relacionadas. Já para o doutorado, além da graduação nessas áreas, é exigido diploma de mestrado em campos afins, como Agroecologia, Biologia, Botânica, Ciências Agronômicas, Engenharia Agrícola, Alimentos, Florestal, Fitotecnia, Proteção de Plantas e Horticultura. É possível ainda, para submeter declaração/certidão de colação de grau que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso antes da matrícula institucional no programa.
O edital oferece um total de 41 vagas, sendo 20 para o mestrado e 21 para o doutorado. O PPGAgro tem como área de concentração Agricultura Tropical, que busca compreender, desenvolver e aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados para os sistemas agrícolas em condições tropicais.
As atividades de ensino e pesquisa estão estruturadas em quatro linhas de pesquisa. A primeira, Biotecnologia, Melhoramento e Proteção de Plantas Cultivadas, envolve estudos em entomologia, fisiologia e biotecnologia, genética e melhoramento de plantas e fitopatologia. A segunda, Ciência e Tecnologia da Produção de Culturas, abrange investigações em grandes culturas, fruticultura e horticultura.
A terceira linha, Ciência e Tecnologia de Sementes, Bioquímica e Fisiologia Pós-Colheita, dedica-se à qualidade fisiológica e tecnológica de sementes, ao desempenho de cultivares e às estratégias de conservação e manejo pós-colheita. Por fim, a quarta linha, Ecologia, Manejo e Conservação de Recursos Naturais, integra pesquisas sobre ecologia, conservação e ecofisiologia.
Do total, 20% serão reservados a candidatos negros, indígenas, pessoas com deficiência e integrantes de povos e comunidades tradicionais, conforme a Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). Isso corresponde a quatro vagas no mestrado e quatro no doutorado.
A seleção será realizada em duas etapas: defesa de plano de trabalho, com entrevistas agendadas, e avaliação curricular.
Mais informações podem ser consultadas no site do programa, presencialmente na coordenação, localizada no Campus II, em Areia, das 7h às 16h, ou ainda pelo telefone (83) 3049-4532.