Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > Lavid abre seleção para pesquisadores e estudantes no projeto VLibras
conteúdo

Notícias

Lavid abre seleção para pesquisadores e estudantes no projeto VLibras

publicado: 16/05/2025 15h12, última modificação: 16/05/2025 15h12
Inscrições podem ser feitas até 20 de maio

Lavid abre seleção para pesquisadores e estudantes no projeto VLibras

O Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid), vinculado ao Centro de Informática (CI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), está com inscrições abertas para processos seletivos voltados ao projeto “Estudo e Investigação sobre Melhorias da Naturalidade, Expressividade e Qualidade de Tradução do VLibras”. As oportunidades incluem uma vaga para pesquisador e formação de cadastro de reserva para estudantes.

 Conforme o primeiro edital, está disponível uma vaga para Pesquisador Nível IV, com atuação na área de Modelagem e Ilustração 3D. Os candidatos devem possuir graduação em Design Gráfico, Comunicação Social, Comunicação em Mídias Digitais ou áreas afins, além de experiência comprovada em modelagem ou design de avatares 3D. A bolsa ofertada é de R$2.500 mensais, com carga horária de 20 horas semanais.

o segundo edital contempla cadastro de reserva para Bolsistas Estudantes Nível III, com vagas para as funções de Intérprete de Libras e Consultor Surdo de Libras. Os interessados devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação, sendo exigida fluência em Libras para consultores e formação específica em Letras Libras, Pedagogia ou áreas afins para intérpretes. A bolsa para estudantes é de R$ 1.040,00, também com dedicação de 20 horas semanais.

As inscrições vão até 20 de maio e devem ser feitas por meio dos seguintes formulários online:

A seleção será composta por análise documental e entrevista, com resultado final previsto para o dia 30 de maio de 2025.

O projeto integra os esforços do Lavid para aprimorar a Suíte VLibras, uma das principais ferramentas digitais de tradução automática da Língua Portuguesa para Libras, com impacto direto na promoção da inclusão e da cidadania de pessoas surdas no Brasil.

* * *
Ascom/UFPB com informações do CI 
Foto: Angélica Gouveia