Notícias
Brinquedoteca do CE da UFPB é espaço de lazer e aprendizado
Cercados de brinquedos, livros, desenhos, paredes coloridas e rostos amigáveis, meninos e meninas de 03 a 10 anos encontram na brinquedoteca do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um local que contribui de maneira significativa para o desenvolvimento integral das crianças. O espaço se configura como um lugar seguro e acolhedor, voltado para o livre brincar e a interação amigável entre os pequenos.
A brinquedoteca do CE nasceu em 2003, por iniciativa da professora Christina Maria Brazil de Paiva, vinculada ao Núcleo de Educação Especial (NEDESP). Desde então, a responsabilidade passou para o CE e a brinquedoteca se consolidou como um espaço fundamental tanto para o apoio aos estudantes de graduação e servidores que precisam levar os filhos à universidade quanto para o desenvolvimento das próprias crianças atendidas.
Segundo a professora Aurora Camboim, do Departamento de Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), que é uma das coordenadoras do espaço, a brinquedoteca favorece o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e motor das crianças, ao mesmo tempo que é espaço de atuação de projetos de extensão, ensino e pesquisa, e laboratório de formação para estudantes dos cursos de Pedagogia e Psicopedagogia e para os cursos de Pós-graduação do CE.
Atualmente, os atendimentos na brinquedoteca são realizados por estagiários dos cursos de Pedagogia e Psicopedagogia, e cada turno (manhã, tarde e noite) conta com uma estagiária, garantindo o atendimento de até 15 crianças por período.
A brinquedoteca é um espaço dinâmico, onde projetos de extensão, ensino e pesquisa acontecem regularmente. Já foram realizados, por exemplo, projetos de contação de histórias, musicalização, capoeira, educação étnico-racial, cineclube, entre outros. Para Aurora Camboim, os projetos enriquecem o cotidiano das crianças e, ao mesmo tempo, contribuem para a formação dos estudantes envolvidos.
“Por meio das brincadeiras, jogos, livros e das atividades promovidas pelos projetos de extensão, as crianças têm a oportunidade de explorar sua criatividade, desenvolver a linguagem, exercitar a imaginação e fortalecer vínculos afetivos. Além disso, o contato com diferentes manifestações culturais e experiências educativas amplia o repertório simbólico e contribui para a formação da identidade”, explicou Aurora.
Impactos Positivos na Vida das Crianças
Relatos de famílias evidenciam o impacto positivo da brinquedoteca. Um exemplo marcante, para a professora Aurora, é a história do menino Gabi, cuja mãe, emocionada, contou que, após frequentar o espaço, a criança passou a se concentrar por mais tempo em atividades como colorir, algo que antes era difícil para ele.
Outro caso é o de Pedro, que resistia a atividades com tinta ou sujeira, mas, após uma oficina de pintura na brinquedoteca, participou com tranquilidade, surpreendendo sua mãe.
“Esses relatos reforçam como o brincar, quando mediado com sensibilidade, pode promover transformações importantes no desenvolvimento infantil, estimulando a concentração, a autonomia, a criatividade e até a superação de certos bloqueios ou resistências”, disse a professora.
Atendimento às crianças
A cada turno de atendimento a brinquedoteca recebe até 15 crianças cadastradas. Os pais interessados devem ficar atentos às informações sobre abertura de novas vagas ou outras atividades. Para isso há um site e um perfil no Instagram @brinquedotecace nos quais todas as informações são publicadas. Há ainda um e-mail para contato: ufpb.brinquedoteca@gmail.com.
Também é possível agendar visitação de instituições públicas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental para que as crianças conheçam a brinquedoteca. O agendamento deve ser realizado por meio do e-mail e com antecedência ao dia pretendido para a visita. Há ainda a possibilidade de visitação para filhos de estudantes do CE que não sejam cadastrados nas vagas da brinquedoteca, mediante agendamento, e por até 03 vezes por semestre.
O horário de funcionamento da brinquedoteca do CE está previsto durante o período letivo, respeitando o calendário acadêmico do Campus I da UFPB, com atendimento de segunda a sexta-feira nos turnos manhã (08h00 às 11h00), tarde (14h00 às 17h00) e noite (18h30 às 21h30).