Você está aqui: Página Inicial > Contents > Serviços > Ação da UFPB realiza avaliação gratuita do desenvolvimento infantil para crianças com TEA
conteúdo

Notícias

Ação da UFPB realiza avaliação gratuita do desenvolvimento infantil para crianças com TEA

publicado: 13/10/2025 10h49, última modificação: 13/10/2025 10h49
Vagas são limitadas e inscrições vão até 22 de novembro

Ação da UFPB realiza avaliação gratuita do desenvolvimento infantil para crianças com TEA

Uma iniciativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ligada ao Programa de Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento (PPGNEC) e ao Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP) irá realizar uma avaliação gratuita do desenvolvimento infantil, com foco em crianças de até 7 anos e 11 meses com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) - nível 1 de suporte. Serão avaliados os domínios cognitivo, motor, comunicativo, socioemocional e adaptativo. 

“Com a avaliação, os pais poderão compreender com mais clareza as áreas que necessitam de maior atenção e estimulação para apoiar o desenvolvimento dos seus filhos”, diz Evellyne Ribeiro, uma das pesquisadoras responsáveis pela ação.

Interessados podem se inscrever no projeto por este link até o dia 22 de novembro, mas as vagas são limitadas e podem acabar antes desse prazo. Após a inscrição, as pesquisadoras entrarão em contato para combinar os horários, conforme a disponibilidade da família. As avaliações podem levar de duas a três sessões, a depender do nível de engajamento da criança nas atividades, e podem acontecer em clínicas e reforços escolares, localizados nos bairros de Manaíra, Tambaú e Mangabeira, em João Pessoa. 

Após a conclusão da avaliação, os responsáveis recebem os resultados do desempenho da criança por e-mail. 

A ação faz parte de uma iniciativa nacional e os dados coletados vão contribuir para a validação de um instrumento de avaliação do desenvolvimento infantil para o contexto brasileiro.  

Mais informações podem ser obtidas através do perfil @nesmep.ufpb, no Instagram.

* * *
Texto: Hugo Bispo
Foto: freepik
Ascom/UFPB