Notícias
UFPB inicia construção do Plano de Arte e Cultura e convida comunidade acadêmica a participar
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), dá um importante passo rumo ao fortalecimento das políticas culturais no ambiente universitário e inicia a construção do Plano de Arte e Cultura da universidade.
O plano será responsável por nortear as políticas, programas e ações voltadas à promoção e valorização da cultura na UFPB. O documento será produzido de forma participativa, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), buscando atender as demandas da comunidade acadêmica.
Como etapa fundamental desse processo, está disponível nos sistemas SIGRH, SIGAA E SIPAC um questionário destinado a estudantes, docentes e técnicos administrativos. O objetivo da pesquisa é mapear o perfil dos participantes na vida cultural universitária, bem como reunir informações valiosas sobre interesses, necessidades, dificuldades de acesso e avaliação das atividades, equipamentos culturais e oportunidades de formação disponíveis nos campi.
A proposta é construir um diagnóstico aprofundado para fundamentar a construção do Plano de Arte e Cultura, embasadas na realidade e nas expectativas da comunidade.
A Coordenação de Extensão Cultural (COEX) é responsável pela condução dos trabalhos referentes ao Plano de Arte e Cultura da UFPB. O coordenador Alexandre Santos destaca que a UFPB é uma instituição cuja história se confunde com a história das artes na Paraíba. “Nossa universidade incide diretamente sobre o desenvolvimento cultural do estado, da região e do país. Agora, a cultura passa a ser compreendida como dimensão fundamental para o desenvolvimento institucional. O Plano de Arte e Cultura é um documento importante, pois orientará os investimentos da instituição pelos próximos dez anos”, disse o Coordenador da COEX.
O Plano contribuirá diretamente para fortalecer a produção artístico-cultural, aprimorar a gestão cultural e ampliar a presença da universidade nas políticas culturais da Paraíba e do Brasil.
A participação no questionário é aberta a todas as pessoas vinculadas à UFPB, inclusive àquelas que não se envolvem diretamente com a produção ou gestão cultural, garantindo a representação da diversidade de experiências e perspectivas presentes na instituição. Entre os temas abordados estão a frequência em eventos, a avaliação da infraestrutura e da acessibilidade dos espaços culturais, os principais canais de divulgação, além do interesse em cursos de extensão, oficinas e outras formas de formação artística oferecidas pela universidade.
Gabriela Limeira, que compõe a equipe técnica para construção do Plano de Arte e Cultura, explicou as próximas etapas para a construção do Plano. “Após a etapa do questionário, faremos reuniões com grupos focais representantes de diversos segmentos da UFPB para que possamos recolher informações e construir uma análise situacional consistente. Em seguida, teremos espaços temáticos para debates e proposições que irão compor o Plano. Prevemos a participação de especialistas em temas variados relacionados à cultura, como museus e acervos, internacionalização, sustentabilidade, dentre outros. Ressaltamos também que nosso interesse é ouvir toda a UFPB, então esses debates ocorrerão nos diversos campi que compõem nossa instituição”, afirmou.
A colaboração da comunidade é essencial neste momento, pois somente assim será possível elaborar um Plano de Arte e Cultura plural, representativo e alinhado às potencialidades, desejos e desafios vividos por quem faz diariamente a universidade. A UFPB reforça o convite a todos e todas para consolidar uma política cultural dinâmica, inclusiva e transformadora. O acesso ao questionário e demais informações podem ser feito nos canais oficiais da universidade.
Foto: Angélica Gouveia