Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto “Aconchego Materno”, da UFPB em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, prepara mães e pais para o pré-natal
conteúdo

Notícias

Projeto “Aconchego Materno”, da UFPB em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, prepara mães e pais para o pré-natal

publicado: 19/05/2025 15h58, última modificação: 19/05/2025 15h58
A iniciativa visa a garantir que a mulher tenha direito a um atendimento com respeito e dignidade

Projeto “Aconchego Materno”, da UFPB em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, prepara mães e pais para o pré-natal

O projeto “Aconchego Materno: apoio da saúde das mulheres”, desenvolvido pela UFPB por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, gerou uma tecnologia (plano de parto) que foi incorporada como instrumento de cuidado pré-natal da atenção primária à saúde.

O plano de parto (PP) é um documento no qual as gestantes podem expressar suas preferências em relação aos cuidados durante o trabalho de parto e pós-parto imediato, assim como os primeiros cuidados ao recém-nascido. Ele tem o propósito de evitar intervenções desnecessárias e indesejadas, promovendo a autonomia da mulher e maior satisfação com a assistência obstétrica. 

O projeto Aconchego Materno, coordenado pela professora Viviane Rolim Holanda, do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva (DESC), foi apresentado em oficina de capacitação para médicos e enfermeiros da atenção básica e em breve será lançado no município de João Pessoa. 

A iniciativa vem desde 2022 desenvolvendo ações na Unidade de Saúde da Família do Tito Silva, com oferta de rodas de conversa com gestantes e acompanhantes para orientação sobre plano de parto, aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, pré-natal do parceiro e oferta da arte gestacional.

A parceria envolve a prefeitura de João Pessoa, através da área Técnica de Saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde, e apresenta como objetivo geral o desenvolvimento de ações de promoção da saúde da mulher com vistas a aprimorar o cuidado obstétrico na atenção primária e o empoderamento da mulher para defesa dos direitos sexuais e reprodutivos. O projeto da UFPB se alinha à política pública de humanização do parto, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e busca garantir um parto seguro, respeitoso e que valorize a experiência da mulher. 

Para saber mais sobre o projeto acesse o instagram @aconchegomaterno_

* * *
Texto: Marcos da Paz
Foto: Pexels/Daniel Reche
Ascom/UFPB