Notícias
Professora da UFPB é reeleita para Diretoria do Conselho Nacional de Escolas Técnicas
A docente Maria Soraya Pereira, atual diretora do do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi reeleita, por unanimidade, para o cargo de presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf) no biênio 2025-2027. A eleição ocorreu nesta terça-feira (20), durante reunião do Conselho realizada na sede da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília (DF).
Primeira mulher presidente do Condetuf – biênio 2023-2025 – Soraya presidia a chapa “Sintonia, Avanço e Articulação: consolidando o presente, construindo o futuro das ETVs”, única inscrita para a eleição do Conselho, e foi eleita por aclamação, que significa o apoio unânime das instituições representadas.
A nova Diretoria também tem em sua composição outros representantes da UFPB – o professor Rodrigo Ronelli, diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), vai integrar o Conselho Fiscal e a Câmara de Gestão de Pessoas, enquanto a professora Íris Braz, superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), vai fazer parte da Câmara de Ensino do Conselho.
Para a presidente eleita, esse protagonismo feminino na liderança de um Conselho formado historicamente por homens, contribui para fortalecer o papel das mulheres na sociedade. “Isso mostra que nós mulheres podemos ser mães, esposas, podemos ser presidentes, podemos ser excelentes no que nós fazemos”, defendeu Soraya Pereira.
Ainda segundo a docente da UFPB, uma das propostas da nova gestão do Conselho é consolidar políticas que assegurem a qualidade e a permanência dos programas educacionais desenvolvidos pelas Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (ETVs), possibilitando que mais pessoas possam se qualificar e tenham a oportunidade de transformar a própria vida e a vida de suas famílias por meio da educação profissional.