Notícias
Luiz Couto recebe título de Doutor Honoris Causa na UFPB
O deputado federal Luiz Couto recebeu, na noite da última sexta-feira (4), a mais alta distinção concedida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – o título de Doutor Honoris Causa. Acompanhado pelos professores da UFPB Rodrigo Freire e Paulo Roberto Palhano, o homenageado foi recebido pelo público, no auditório da Reitoria da UFPB, ao som da canção “O que é, o que é”, clássico do artista Gonzaguinha.
Conduzida pela Reitora Terezinha Domiciano, que realizou a entrega do título ao homenageado, a solenidade foi prestigiada pela comunidade acadêmica, incluindo membros da administração superior da universidade, e por figuras públicas como a Reitora do Instituto Federal da Paraíba (UFPB), Mary Roberta Marinho, o ex-Reitor Neroaldo Pontes e o deputado estadual Luciano Cartaxo.
Em sua fala, Luiz Couto percorreu sua trajetória de vida, desde as dificuldades de uma infância humilde, vivida em Soledade (PB), até seu ingresso na universidade e posterior começo na carreira parlamentar. Graduado em Filosofia na UFPB, Couto foi docente, coordenador do curso de Filosofia, chefe de departamento e diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CHLA), além de chefe de gabinete na gestão do então Reitor Neroaldo Pontes.
“Em cada função, lutei para fazer da educação uma ferramenta de transformação social, baseado nos princípios de solidariedade e justiça”, compartilhou o deputado.
A história de Luiz Couto com a universidade não acabou com seu ingresso na vida política. Por meio da destinação de recursos enquanto parlamentar, ele contribuiu, segundo a Reitora Terezinha, para o fortalecimento das universidades públicas na Paraíba.
Durante seu discurso na cerimônia, a Reitora destacou ainda a dedicação do deputado e ex-professor da UFPB em defesa da educação e dos direitos humanos na Paraíba. Uma atuação que levou o Conselho Universitário da UFPB a aprovação, por aclamação, da proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa.
Para Luiz Couto, o título recebido é uma validação da sua trajetória pública, no que ele chamou de “vocação pelo cuidado”, e que passa por sua relação com a universidade. “Se eu pudesse voltar ao tempo, eu escolheria novamente a UFPB como meu caminho”, enfatizou o deputado.
A proposta de concessão do título partiu do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), campus IV da UFPB, tendo como proponentes os professores Paulo Roberto Palhano, Joseilme Fernandes, Fernanda Marques e Bernardina Freire.