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Enade 2025 tem novas regras

publicado: 18/06/2025 15h50, última modificação: 18/06/2025 15h50
Os cursos de graduação passam a ser avaliados em três modelos, conforme a natureza do curso

Enade 2025 tem novas regras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou no último dia 30 de maio o edital do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2025. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) no país, em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação.

As diretrizes para as avaliações teóricas e práticas dos cursos de licenciatura e para as avaliações teóricas dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia do ENADE foram publicadas pelo INEP. O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que na UFPB é acompanhado de perto pela Coordenação de Regulação e Avaliação (CRA) da Pró-reitoria de Graduação (PRG).

O Coordenador da CRA, Hildebrando Diógenes, explica que uma das principais mudanças é que em 2025 os cursos de licenciatura voltam a realizar o ENADE, o qual será anual. Além disso, o ENADE para o curso de medicina passará a se chamar ENAMED e, a exemplo das licenciaturas, será anual. Dessa forma, as graduações passam a ser avaliadas em três modelos, conforme a natureza do curso:

-ENADE: O modelo tradicional do exame será mantido, com a avaliação de cursos de Bacharelado e Superiores de Tecnologia.

-ENAMED: O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (ENAMED) contará também com a possibilidade do uso dos resultados pessoais no Exame Nacional de Residência (Enare).

-ENADE das Licenciaturas: Em sua 2ª edição, este modelo mantém as avaliações teórica e prática anuais. A avaliação prática será feita por meio de instrumentos como questionários, avaliações do supervisor e do orientador de estágio, entre outros. A diferença para este ano é que os participantes poderão utilizar seus boletins de desempenho individual em concursos públicos que adotarem a nova Prova Nacional Docente (PND) como forma de ingresso profissional.

Este ano, deverão fazer a prova os estudantes concluintes de bacharelados e licenciaturas, com 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e que não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2026.

No caso dos concluintes de cursos superiores de tecnologia, deverão fazer o Enade os estudantes que tenham previsão de integralização de 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham previsão de colação de grau até 31 de agosto de 2025, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2025.

A inscrição dos estudantes habilitados será realizada pela própria UFPB. Este ano, as provas serão realizadas em três datas: 19 de outubro, para os cursos de medicina; 26 de outubro, para os de licenciatura; e 23 de novembro, para os de bacharelado e cursos superiores de tecnologia.

A previsão é que o ENADE 2025 seja mais desafiador para um grupo de 17 cursos de graduação, incluindo tanto bacharelados quanto tecnológicos. Essa mudança vai aumentar a quantidade de conteúdos que serão cobrados e também o número de perguntas, principalmente nas áreas específicas de cada curso. O objetivo é melhorar a avaliação do desempenho dos estudantes e fazer com que o exame fique mais alinhado às necessidades e demandas da educação superior.

Para os cursos de Tecnologia e Bacharelado, o número de questões aumentará para 45 itens: sendo 15 de Formação Geral e 30 de Formação Específica. No caso da Formação Geral, haverá ainda uma importante inovação: as questões passarão a ser contextualizadas por área.

De acordo com Hildebrando Diógenes, os estudantes ingressantes dos cursos superiores continuarão a ser inscritos para efeito de acompanhamento, mas não participarão das provas.

“Seus dados são essenciais para o cálculo de indicadores como o IDD (Indicador de Diferença de Desempenho). Os estudantes concluintes dos cursos precisam acessar o sistema específico para o seu curso; precisam participar tanto da prova teórica quanto da avaliação prática, no caso das licenciaturas; e precisam estar cientes de que o descumprimento da etapa da prova teórica, do questionário do estudante ou do questionário da prova prática (AP), resulta em irregularidade no ENADE, bloqueando a colação de grau”, explicou Hidelbrando.

Ainda de acordo com o Coordenador da CRA, a nova Avaliação Prática insere uma etapa dentro do próprio curso de licenciatura, o que demanda maior comprometimento dos estudantes durante o estágio.

“As coordenações de curso terão mais demandas burocráticas, dentre organizar, acompanhar e validar as etapas da Avaliação Prática nas licenciaturas; maior necessidade de articulação entre estágios supervisionados e os procedimentos do ENADE; e há também o desafio de alinhar as atividades do cronograma do Enade dentro do calendário acadêmico da UFPB”, destacou Hidelbrando Diógenes.

Para o Coordenador da CRA, há sempre uma expectativa positiva com relação aos resultados do ENADE para os cursos da UFPB, considerando a melhora nas notas obtidas a cada edição.

Confira a lista dos cursos da UFPB a serem avaliados no ENADE 2025:

Bacharelados

Administração
Ciências Contábeis
Ciências Econômicas
Design
Direito
Gestão Pública
Jornalismo
Medicina
Psicologia
Relações Internacionais

Licenciaturas

Artes Visuais
Ciências da Computação
Ciências Biológicas
Ciências Biológicas EaD
Ciências Sociais
Educação Física
Filosofia
Física
Geografia
História
História - movimentos sociais do campo
Letras - inglês
Letras - inglês EaD
Letras - língua portuguesa
Letras – português EaD
Matemática EaD
Matemática
Música licenciatura
Pedagogia
Pedagogia EaD
Química

Tecnológico

Gestão Pública

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Texto: Elidiane Poquiviqui
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB