Notícias
Coletiva de imprensa marca o balanço dos seis primeiros meses de gestão da UFPB
Para fazer um balanço dos seis primeiros meses de sua gestão, a Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Terezinha Domiciano, e a Vice-Reitora, Mônica Nóbrega, realizaram uma coletiva com diversos veículos de imprensa da Paraíba. O evento foi aberto ao público e aconteceu na reitoria, com transmissão ao vivo pela TV UFPB.
Em sua fala, a Reitora destacou o que considera como as conquistas da sua gestão em diversas áreas. Uma delas foi o orçamento, tendo sido realizada a execução orçamentária mais eficiente dos últimos 20 anos, com 99,97% dos recursos discricionários sendo executados. Além disso, foi ressaltado que desde o início a universidade tem se empenhado em desenvolver parcerias com diversas instituições, como o legislativo federal, o governo do Estado e bancos públicos e privados, para a obtenção de recursos extra, o que, para a gestora, é um diferencial de sua administração.
Só em emendas parlamentares, foram captados mais de R$23 milhões, oriundos de emendas individuais e de bancada, advindas de senadores e deputados federais paraibanos. Os recursos serão usados para concluir as obras inacabadas da instituição. Na mesma direção, uma parceria firmada com o governo da Paraíba vai garantir a restauração de prédios históricos da UFPB no centro de João Pessoa.
Terezinha também destacou a preocupação com as políticas de auxílio-estudantil: “há muitos alunos que necessitam não apenas entrar na universidade, mas ter condições efetivas de de estudar e permanecer na instituição”. Nesse sentido, também está sendo gestada uma política de apoio a estudantes com filhos pequenos, para que eles tenham condições de se dedicar ao curso tal como os alunos que não têm filhos.
Entre as melhorias já realizadas, estão a ampliação dos auxílios estudantis e a execução de benfeitorias nas residências universitárias. Ademais, houve reabertura dos restaurantes universitários dos campi II (Areia) e IV (Rio tinto/Mamanguape).
Em relação à segurança, foram firmados novos contratos de vigilância armada e motorizada nos quatro campi da UFPB, além da contratação para instalação de 1.110 câmeras de videomonitoramento.
Sobre os cursos de graduação, foi revelada a proposta de criação de dois novos cursos: jogos digitais e robótica. Houve também um investimento de R$1 milhão para o desenvolvimento de projetos de novas metodologias na educação. Já em relação à pesquisa, houve um aumento de 100% no número de bolsas de pós-graduação do CNPq para mestrado e doutorado, totalizando 76 bolsas. Também houve a abertura de 64 novas vagas para professor visitante na pós-graduação.
Quanto ao concurso realizado ano passado, destacou-se que serão nomeados 63 novos servidores no cargo de Assistente de Administração, número superior às 48 vagas previstas em editais. Os demais cargos serão nomeados a partir de agosto, para possível posse já em setembro.