Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB vai sediar, em 2026, o 15º Congresso Brasileiro de Planejamento Energético
conteúdo

Notícias

UFPB vai sediar, em 2026, o 15º Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

publicado: 09/10/2025 16h21, última modificação: 09/10/2025 16h21
Prazo para envio de resumos de trabalhos está aberto até 20 de dezembro

UFPB vai sediar, em 2026, o 15º Congresso Brasileiro de Planejamento Energético

A cidade de João Pessoa-PB tem se destacado em diversos rankings como uma das capitais mais procuradas como destino turístico e como um lugar para se viver. Além disso, o interior do estado da Paraíba está na mira do governo e de grandes grupos empresariais pelo potencial para o desenvolvimento de energias renováveis, a exemplo da instalação de parques eólicos e fotovoltaicos. Diante deste cenário, como conciliar esse desenvolvimento do setor energético com a preservação do clima e da cultura da Paraíba?

Para discutir este assunto, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai sediar, em outubro de 2026, o 15º Congresso Brasileiro de Planejamento Energético, que tem como tema “O planejamento energético em defesa do clima e da cultura: pesquisas, inovações e integração com a sociedade”.

O evento, que é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético, será realizado de 21 a 23 de outubro, reunindo, no campus de João Pessoa, membros da comunidade científica, principalmente estudantes de graduação, mestrado e doutorado, e profissionais que atuam no setor energético.

As pessoas interessadas em apresentar trabalhos podem submeter resumos até o dia 20 de dezembro de 2025, por meio do site do evento. Os trabalhos podem estar relacionados a temas diversos, a exemplo da bioenergia e da eficiência energética. Os valores das inscrições para autores de trabalho e demais participantes variam segundo a categoria de inscrição – se estudante ou profissional, por exemplo.

Na programação, que ainda está sendo definida, estão previstas cinco mesas-redondas, que vão debater os seguintes tópicos: Transição Energética e Justiça Climática; Inovações Tecnológicas no Planejamento Energético; Extensão Universitária e Participação Social no Setor Energético; Políticas Energéticas e Cultura Local; e Governança e Políticas Públicas para a Defesa do Clima.

Haverá ainda um evento cultural paralelo ao congresso, o Cordel + Energia, um concurso em que alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas próximas a João Pessoa vão produzir cordéis inspirados nos temas do evento. Os melhores cordéis serão eleitos pelos participantes do congresso.

Mais detalhes sobre a chamada de trabalho e demais informações sobre o evento estão disponíveis no site do XV Congresso Brasileiro de Planejamento Energético.

* * *
Texto: Milena Dantas
Foto: Freepik