Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB sedia V Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação
conteúdo

Notícias

UFPB sedia V Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação

publicado: 21/05/2025 17h18, última modificação: 21/05/2025 17h23
Evento acontece até amanhã (22) no auditório da Reitoria da UFPB

 UFPB sedia V Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia o V Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação (V ERENEEI). O evento acontece hoje, até as 17h, e amanhã (22), das 8h às 18h, no Auditório e no Hall da Reitoria da Universidade.

Mais cedo, na abertura do evento a Vice-Reitora Mônica Nóbrega esteve presente no evento e recebeu um Diploma do Comando Militar do Nordeste representando o Setor Acadêmico, sobretudo pelo relevante apoio ao encontro, juntamente com o Exército Brasileiro, o Comando Militar do Nordeste e o 1º Grupamento de Engenharia.

Para os interessados em participar do evento, o credenciamento é feito no próprio hall da reitoria (para aqueles que realizaram a inscrição prévia), para quem deseja participar das palestras, as inscrições já estão encerradas.

O evento tem suporte do 1º Grupamento de Engenharia, que é responsável por fornecer suporte de engenharia às operações de combate do Comando Militar do Nordeste (CMNE). Além disso, o Grupamento atua na gestão de obras militares e de cooperação, administra o patrimônio imobiliário, cuida das questões ambientais e gerencia os materiais de engenharia em toda a região Nordeste.

No hall da reitoria da UFPB estão montados vários estandes com projetos desenvolvidos por alunos, professores e servidores das Instituições participantes do evento. 

Um desses estandes foi formado por Carlos Rafael e Wagner Garcia, estudantes do curso de Engenharia da Computação, do Centro de Informática (CI) da UFPB. Eles representavam o Laboratório de Engenharia de Sistemas e Robótica (Laser) e estavam expondo um projeto desenvolvido no laboratório, que conquistou o primeiro lugar nos últimos dois anos na Competição Brasileira de Robótica.

“Ficamos bastante empolgados quando ganhamos no primeiro ano, que no segundo ano fomos bem confiantes, pois tínhamos feito reparos e atualizações no drone. Resultou que ganhamos com a pontuação bem a frente dos demais colocados. Essa conquista leva o nome da UFPB para o meio da robótica e da inovação”, comentaram os discentes.

* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Angélica Gouveia
Fotos: Marta França 
Ascom/UFPB