Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB sedia a 12ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária entre 17 e 19 de julho
conteúdo

Notícias

UFPB sedia a 12ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária entre 17 e 19 de julho

publicado: 15/07/2025 10h47, última modificação: 15/07/2025 10h47
Evento reúne universidade e movimentos sociais no debate sobre a luta pela terra

UFPB sedia a 12ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária entre 17 e 19 de julho

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia, entre os dias 17 e 19 de julho, a 12ª edição da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA). Com o tema "Defender a Vida, Combater o Agronegócio!", a programação ocorre em diversos espaços do Campus I, em João Pessoa, como o Centro de Vivência, o Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) e o Auditório da Reitoria.

Durante os três dias de atividades, o evento reúne a comunidade acadêmica, movimentos populares, militantes, pesquisadores e trabalhadores do campo e da cidade para discutir questões ligadas à reforma agrária, à luta por territórios e à justiça social no campo brasileiro.

A abertura oficial acontece na quinta-feira (17), das 9h às 13h, no Centro de Vivência, com uma programação cultural e política que inclui uma exposição fotográfica e uma feira literária com o tema “Literatura de ficção e não ficção – diálogos com as lutas do povo”. Participam do momento a escritora Maria Valéria Rezende e a militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Eva Vilma Bezerra Alves, com mediação da professora de História da UFPB, Regina Behar.

Ainda no dia 17, às 15h, será realizado o plantio de mudas na Praça Joaz Antônio Ribeiro, ao lado do Armazém do Campo. Às 19h, no CCJ, ocorre o lançamento da Campanha de Denúncia da Violência Agrária, promovida pelo Núcleo de Extensão Popular (NEP) Flor de Mandacaru, seguido da mesa-redonda “Violência no Campo e Luta pela Terra na Paraíba”, com a participação de Eva Vilma Bezerra Alves (MST), Tânia Maria (Comissão Pastoral da Terra – CPT) e do professor Marco Mitidiero (UFPB), sob mediação do professor Jonas Duarte (UFPB).

Na sexta-feira (18), a programação tem início às 7h, com a Feira Agroecológica, que também recebe a exposição fotográfica e a feira literária “Memória e Literatura”. Às 14h, no Centro de Vivência, haverá o encontro de grupos de pesquisa e extensão que atuam com os temas de direito à terra, território e moradia. O dia termina com um grande momento: a solenidade de concessão do título de Doutora Honoris Causa à liderança camponesa Elizabeth Teixeira, que ocorre a partir das 17h, no Auditório da Reitoria.

A programação ainda continua no sábado (19), com atividades a partir das 9h, incluindo exposição fotográfica no Armazém do Campo e, às 10h, um debate híbrido sobre assessoria jurídica popular em conflitos territoriais.

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária é uma iniciativa nacional que busca fortalecer a articulação entre universidade e movimentos sociais, promovendo o debate público em torno da luta pela terra e pela dignidade no campo brasileiro.

Para mais informações, acesse.

* * *
Texto: Marcos da Paz
Edição: Marcel Vieira
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB