Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB realiza IX Seminário Internacional de Práticas Educativas com abertura de Ana Maria Freire
conteúdo

Notícias

UFPB realiza IX Seminário Internacional de Práticas Educativas com abertura de Ana Maria Freire

publicado: 28/10/2025 11h13, última modificação: 28/10/2025 11h13
Evento celebra legado de Paulo Freire e 70 anos da Universidade

BANNER-SITE.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, nos dias 8 e 9 de dezembro, o IX Seminário Internacional de Práticas Educativas (Secampo), cuja edição tem como tema “Paulo Freire: Educação e Sustentabilidade”. Totalmente virtual, o evento contará com a participação especial de Ana Maria Freire, educadora e viúva de Paulo Freire, que fará a conferência de abertura.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Além de debater os vínculos entre educação popular e sustentabilidade, o IX SECAMPO celebrará os 15 anos do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS), os 19 anos do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), do campus IV da UFPB, e os 70 anos da universidade, que segue contribuindo para o desenvolvimento científico e social do Vale do Mamanguape, da Paraíba e do Brasil.

A programação inclui duas conferências e sete grupos de trabalho, além de premiações que reconhecem produções em diferentes linguagens: o Prêmio de Fotografia Paulo Freire, o Prêmio de Vídeo Eduardo Coutinho e o Prêmio de Projetos Educativos Indígena Nilda Faustino Potiguara. Haverá ainda apresentações culturais e lançamentos de livros ao longo dos dois dias de atividades.

Mais informações podem ser obtidas pelo email secampo03@gmail.com ou pelo site do evento, onde também é possível fazer as inscrições e ver a programação completa. 

* * *
Texto: Hugo Bispo
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB