Notícias
UFPB realiza 6º Encontro Aberto do CRIAS sobre direito à cidade e participação infantil

O grupo de pesquisa CRIAS: Criança, Cultura e Sociedade (PPGA/UFPB/CNPq), coordenado pela professora Flávia Pires, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promove na próxima quarta (22) o 6º Encontro Aberto do CRIAS, que terá como tema “O direito à cidade e o debate sobre participação infantil no contexto urbano”.
O encontro será transmitido ao vivo, das 9h às 11h (horário de Brasília) e das 13h às 15h (horário de Portugal), por meio do canal do CRIAS. As inscrições estão abertas até as 23h59 do dia 21 de outubro e garantem certificado de participação. Os interessados podem se inscrever pelo SigEventos da UFPB ou pelo formulário online.
O evento conta com a presença de duas palestrantes de destaque internacional. A professora Fabiana de Oliveira, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), atua nas áreas de educação infantil, sociologia da infância e relações étnico-raciais. É doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).
Já a professora Catarina Tomás, da Escola Superior de Educação de Lisboa e pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA), é doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Suas pesquisas abordam direitos da criança, sociologia da infância e perspectivas sociológicas sobre educação de infância.
A mediação será feita por Beatriz S. Gonçalves, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPB), integrante do grupo CRIAS e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAN Oju Obá).
O grupo CRIAS, coordenado pela professora Flávia Pires, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Antropologia, foi criado em 2018 e desenvolve pesquisas e debates sobre infância, cultura e sociedade, reunindo pesquisadores do Brasil e do exterior. Os encontros abertos promovidos pelo grupo buscam ampliar a discussão sobre a infância e os direitos das crianças, incentivando reflexões sobre participação, cidadania e espaço urbano.
