Notícias
UFPB homenageia servidores do Campus I e celebra trajetória daqueles que ajudaram a construir os 70 anos de história da instituição
O Auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se encheu de emoção, nesta segunda-feira (21), durante a homenagem a 145 servidores do Campus I. A cerimônia, repleta de lembranças, reencontros e gratidão, reuniu servidores ativos, aposentados, terceirizados e in memoriam que, ao longo das sete décadas da instituição, contribuíram para fazer da UFPB uma das maiores universidades públicas do país.
Os homenageados foram indicados pelos Centros de Ensino, Reitoria e Órgãos Suplementares. O evento integrou as celebrações pelos 70 anos da instituição e marcou também a abertura oficial da Semana do Servidor 2025.
Entre abraços apertados e olhares marejados de alegria, o hall de entrada da reitoria e o auditório se transformaram em um verdadeiro palco de memórias. Muitos dos homenageados, já idosos, compareceram superando dificuldades de locomoção, mas com o mesmo brilho no olhar de quem sempre carregou amor pela instituição.
Falando em sentimento pela UFPB, a servidora Maria da Neves Costa Negreiros, “Nevinha”, figura querida da comunidade acadêmica do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), conta que está há 42 anos de dedicação ao mesmo setor. A gestora administrativa relembrou sua trajetória marcada por amor e entrega ao trabalho.
“Eu faço de tudo um pouco: organizo colação de grau, festas, ajudo o pessoal da limpeza, faço café, organizo o São João, o Natal e os aniversários. Eu amo o CCHLA, é a minha vida”, contou com orgulho. Nevinha também compartilhou uma lembrança especial: foi na UFPB que conheceu o marido, em 1985, colega de setor, com quem se casou após quatro meses de namoro. “Minha vida está toda ligada à universidade. Fiz Pedagogia aqui e passo os meus dias entre amigos que se tornaram família. O CCHLA é a minha segunda casa.”
Com um sorriso emocionado, ela resumiu o sentimento de tantos homenageados: “Estou deslumbrante e muito feliz. Acho que fiz jus a essa homenagem, porque me dediquei desde o primeiro dia, há 42 anos, até hoje”, afirmou Maria das Neves.
A cerimônia teve início com uma apresentação da Pequena Orquestra Popular da UFPB. Na mesa de honra da solenidade, a professora aposentada Lúcia de Fátima Ferreira Guerra, ex Pró-Reitora de Extensão da UFPB, representou os homenageados. Em sua fala emocionou o público ao relembrar sua trajetória na instituição e o vínculo afetivo que a une à Universidade desde a juventude. “Na adolescência, eu já sonhava em fazer parte da UFPB. Meu pai foi servidor técnico e meu tio, professor. Eles foram minhas inspirações”, contou.
Servidora desde 1984, ela destacou o orgulho de ter contribuído para a construção da instituição em diferentes funções, e ressaltou o papel transformador da UFPB na sociedade paraibana e a importância de fortalecer o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. “Cada pessoa homenageada aqui representa um pilar da UFPB. Todos nós, ativos ou aposentados, continuamos torcendo e contribuindo para que essa universidade siga sendo respeitada e fazendo a diferença no nosso estado”, disse Lúcia Guerra.
Além da homenageada também compuseram a mesa da solenidade a Reitora Terezinha Domiciano; a Vice-Reitora Mônica Nóbrega; a Pró-reitora de Gestão de Pessoas Mirella Rocha e, representando a comissão organizadora das comemorações pelos 70 anos da UFPB, Thais Augusta, Vice-diretora do CCHLA.
A homenagem simbolizou mais que um simples agradecimento: foi um tributo à dedicação e à esperança que moveram gerações de trabalhadores da UFPB, conforme destacou em seu discurso a Vice-reitora Mônica Nóbrega.
Ela lembrou que as comemorações dos 70 anos da UFPB vêm sendo realizadas em todos os campi, desde Areia, Bananeiras e Litoral Norte, e agora chegam a João Pessoa, com uma série de atividades que seguem até dezembro.
“Esta homenagem é um gesto de gratidão e reconhecimento. Cada servidor, cada servidora, ativo, aposentado ou terceirizado, faz parte dessa história e merece ser celebrado. A UFPB é feita de pessoas que dedicam suas vidas a essa instituição”, afirmou.
Para Wellington de Lima Navarro, técnico de laboratório do Centro de Biotecnologia (CBiotec) desde 1981, a homenagem teve um significado especial. “Foi algo muito importante, porque geralmente as pessoas são lembradas depois que partem. Ser homenageado em vida é excepcional”, afirmou. Servidor há mais de quatro décadas, Wellington contou que começou no antigo Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), onde fabricava medicamentos, e hoje atua com equipamentos de infravermelho e no setor de patrimônio do CBiotec.
Ao refletir sobre o legado que deseja deixar, compartilhou um conselho aos novos servidores: “Todos têm problemas, mas eu sempre deixo os meus do lado de fora da universidade. Aqui dentro, a prioridade é resolver o que é da UFPB. Esse é o respeito que a instituição merece.” Com emoção, concluiu: “A UFPB é tudo na minha vida. Tudo o que conquistei devo a ela”, disse o servidor.
Entre as palavras que mais ecoaram ao longo da manhã, duas resumem o sentimento coletivo: gratidão e pertencimento. Entre os homenageados, Diana Lima Viana, assistente em administração do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), expressou com orgulho o sentimento de representar seus colegas técnicos administrativos. Servidora desde 2013, ela atua na Secretaria da Direção do Centro e na área de gestão de pessoas.
“Trabalhar na UFPB sempre foi um sonho. Eu passava de ônibus em frente à universidade e pensava: ‘um dia quero fazer parte desse lugar’. Estudei, me dediquei e consegui. Hoje sou muito grata por representar meu centro e meus colegas de trabalho.
Diana destacou ainda a importância dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) para o dia a dia universitário: “Nós estamos em todas as áreas, na administração, nos laboratórios, nas bibliotecas, acompanhando alunos, apoiando pesquisas e aulas práticas. Somos parte essencial do que faz a UFPB funcionar.”

A professora aposentada Yara Matos, ex-Vice-Reitora da UFPB, também foi uma das homenageadas. Ela lembrou que no próximo ano, no dia 1º de março, completará 50 anos de sua chegada à universidade.
“Eu cheguei no CCHLA, como professora muito jovem, muito sonhadora e muito feliz, e aqui passei 37 anos. Fiquei muito emocionada com a homenagem de hoje, porque a gente sai da UFPB mas a gente continua professor da UFPB, e fomos lembrados”.
Yara resumiu o sentimento que carrega: “Sempre dizia que tinha dois grandes amores na minha vida: meus filhos e a UFPB. Hoje posso dizer que são meus filhos, meus netos e a UFPB, os grandes amores da minha vida”, disse a professora.
Conforme disse a Reitora da universidade, Terezinha Domiciano, cada servidor homenageado representa um capítulo essencial na história de 70 anos de compromisso, trabalho e amor à Universidade Federal da Paraíba. Em seu discurso, ela ressaltou o papel essencial de toda a comunidade acadêmica – docentes, técnicos, estudantes e trabalhadores terceirizados – na construção de uma instituição pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.
Terezinha também reafirmou o compromisso de manter a UFPB firme e inclusiva, guiada por valores de gratidão, dedicação e serviço à sociedade. “Cada homenageado representa a força coletiva que fez da UFPB a universidade forte e acolhedora que temos hoje”, afirmou.
O evento foi encerrado com o convite para que todos participem das demais atividades da Semana do Servidor, que segue até o fim da semana com palestras, apresentações culturais e ações de integração. A programação completa pode ser conferida aqui.
Clique aqui e veja a lista dos servidores homenageados na solenidade de abertura da Semana do Servidor 2025 e confira aqui as fotos do evento.

Fotos: Marta França e Gustavo Ribeiro
ASCOM/UFPB
