Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > UFPB e PROEX realizam exposição “Quando o livro é uma capanga” no Núcleo de Arte Contemporânea
conteúdo

Notícias

UFPB e PROEX realizam exposição “Quando o livro é uma capanga” no Núcleo de Arte Contemporânea

publicado: 22/07/2025 13h31, última modificação: 22/07/2025 13h33
Exposição será aberta ao público no dia 24 julho e segue até 15 de setembro gratuitamente

220720251.png

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e o Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) promovem a exposição “Quando o Livro é uma capanga”, que será aberta no próximo dia 24 de julho a partir das 15h, na sede do NAC, localizado no Centro de João Pessoa - PB.

A abertura da exposição no dia 24 de julho às 15h terá um Experimento Coletivo Parque Gráfico, seguido da conversa com a curadoria intitulada “Capanga de Aruanda”. Já, no dia 25 de julho, também às 15h, será realizado o lançamento do livro “Iêêêeeeeee, o grito da capoeira-menina”, com a presença dos autores Mestre Naldinho e Mestre Tina. Ainda no mesmo dia, a programação inclui a contação de histórias e roda com o Grupo de Capoeira Angola Comunidade.

Já no sábado, 26 de julho, às 10h, ocorre o lançamento do livro “Escola Viva do Buraco D’água”, e do disco “Banda de pife do Buraco D’água” com apresentação e conversa com mestres da comunidade. O encerramento da manhã contará com um cortejo no entorno do NAC, incluindo uma ação de colagem de impressos e reverências às pedagogias dos estandartes. 

Após os três dias com eventos, a exposição segue aberta ao público gratuitamente até o dia 15 de setembro. Os horários de visitação são de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O NAC fica localizado na rua das Trincheiras, 275, no Centro de João Pessoa.

A curadoria é assinada por Aia Oro Iara, Adelice Souza, Cacá Fonseca, Cinara de Araújo, Fabiana Carneiro e Laura Castro, reunindo artistas, mestres e coletivos de diversas regiões do Brasil.

A exposição é resultado de uma parceria entre a UFPB, a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e Universidade Federal do Acre (UFAC), com incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

* * *
Texto: Lucas Andrade
Edição: Angélica Gouveia
Foto: Divulgação
Ascom/UFPB