Notícias
Juntas, OSUFPB e OSJUFPB fazem concerto totalmente dedicado ao piano na obra de Mozart
A OSUFPB, em conjunto com a Orquestra Sinfônica Jovem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), realizam o concerto "O Piano de Mozart", exaltando obras de Mozart compostas para piano e orquestra. Para isso, convidaram o pianista estadunidense David Korevaar, que fará a regência e também tocará as obras ao piano. O evento acontece nesta sexta-feira, 23, às 20h00, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus I da UFPB. A entrada é gratuita e a ocupação da Sala obedecerá rigorosamente a ordem de chegada do público, até o limite de sua capacidade. É recomendável, portanto, que se chegue cedo para garantir um lugar para prestigiar o evento.
Para este concerto, serão executadas obras do compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) dedicadas ao piano com o acompanhamento de orquestra. São os Concertos para Piano e Orquestra, K.451 e K.503. Trata-se de duas obras que bem definem a natureza criativa desse compositor austríaco, um dos mais admirados da história da música universal. São peças que exigem muito do pianista, o que, neste caso, são apresentadas em sua plenitude pela impecável performance de David Korevaar junto ao seu instrumento.
Orquestras juntas
Este é mais um concerto em que a OSUFPB se junta a outro grupo orquestral da UFPB, cumprindo assim um de seus mais ricos propósitos, que é o de contribuir para a formação de alunos do curso de bacharelado em música da instituição. Desta vez, o grupo escolhido é a Orquestra Jovem da UFPB, que ganha a oportunidade de viver essa experiência prática junto aos profissionais da OSUFPB, estes com alto nível de performance, atestada por músicos e maestros nacionais e internacionais que já estiveram à frente dessa orquestra.
A OSUFPB é um grupo cultural da UFPB pertencente ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes e ligado aos Departamentos de Música e Educação Musical da instituição. A Orquestra tem finalidades pedagógicas que envolvem professores e alunos da UFPB, além de contribuir para a formação de plateia para o público pessoense. Atualmente conta vinte e dois músicos fixos – vinte de cordas, uma trompa e um clarinete - e com a participação eventual de professores e alunos dos cursos de música da UFPB, além de colaboradores voluntários da cena sinfônica paraibana.