Notícias
Coral Gazzi de Sá, da UFPB, realiza espetáculo junino nesta quarta-feira (2)
O coral universitário Gazzi de Sá, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abre a temporada de 2025 com o espetáculo ‘Canta São João’. O concerto acontece no dia 02 de julho, a partir das 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus I, em João Pessoa, com entrada franca. O coral tem a regência do maestro Eduardo Nóbrega, preparação vocal da professora Izadora de França e correpetição do músico Izequiel Gonçalves de Lima.
O espetáculo vai explorar os rituais juninos, denominados festas de São João por celebrarem a natividade de São João Batista. Uma festividade popular realizada no Brasil, com mais intensidade na região Nordeste durante o mês de junho. Essas manifestações foram trazidas para o Brasil pelos portugueses durante o período da colonização, sendo realizada em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo. O maestro Eduardo Nóbrega vem com uma proposta simples, e o divertimento vai ser a tônica do espetáculo: “Vamos realizar um grande ‘arraiá’ com tudo que tem direito, quadrilha, casamento matuto, muito xote e baião”, diz.
O repertório, baseado em clássicos do nosso São João, começa com ‘Muié Rendeira’ de Zé do Norte e arranjo de Edino Krieg; em seguida um ‘Pot-pourri Junino’ com músicas de Luiz Gonzaga, José Fernando e Antônio Barros e Cecéu e arranjo de Tom K; depois vem a composição ‘Jegue (lied)” de Genival Lacerda, também com arranjo de Tom K; em seguida a composição, ‘Numa Sala de Reboco’, de José Marcelino Alves, mais um arranjo de Tom K; logo após, ‘Ponte de Sanfona’, de Luiz Gonzaga, também com arranjo de Tom K; em seguida, ‘Você Endoideceu meu Coração’, de Nando Cordel e arranjo de Eduardo D Carvalho; depois segue com a composição ‘Neném Mulher’, de Pinto do Acordeom e arranjo de Tom K; logo após ‘Asa Branca’, de Luiz Gonzaga e arranjo de Eduardo D Carvalho. O concerto encerra com a composição ‘ Olha pro Céu’, de Luiz Gonzaga, com arranjos de José Fernando e Antônio Barros e Cecéu e Tom K.
Sobre o coral e o maestro
O coral Universitário Gazzi de Sá é um projeto da Proex de grande projeção e importância na promoção da cultura por meio da música e do canto coral. Este projeto emblemático não apenas enaltece a rica herança musical, mas também serve como um catalisador para o desenvolvimento de talentos dentro e fora dos limites acadêmicos. Sob a batuta do maestro Eduardo de Oliveira Nóbrega desde fevereiro de 2004, e participação por cinco anos do regente-assistente, professor João de Arimatéia, o grupo alcançou notoriedade por suas performances envolventes sob a direção da professora Eleonora Montenegro e composições do diretor Musical (in memoriam) Tom K. Atualmente o coral tem como professora de técnica vocal Izadora de França.
Já o maestro Eduardo Nóbrega tem uma passagem intensa no cenário do canto coral paraibano: fundador dos corais do SINTESP/UFPB; da antiga Saelpa; Coteminas; Coral d’Artes da UFPB; Ministério da Fazenda; Sindfisco, Coral do Instituto de Previdência do Município de João Pessoa/PB (IPM), Coral da OAB e Coral da Defensoria Pública. Desde 2004, é maestro titular do Coral Universitário Gazzi de Sá da UFPB. Atualmente é professor do Departamento de Educação Musical da UFPB.