Notícias
Com apoio da UFPB, Remígio sedia o II Simpósio Internacional de Agroecologia

O município de Remígio, no Brejo paraibano, sedia, entre os dias 24 e 26 de outubro, o II Simpósio Internacional de Agroecologia (SINPA), evento que conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (Agroecologia) do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), campus III, em Bananeiras.
A atividade acontece no Assentamento Queimadas, na zona rural de Remígio, e tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas agroecológicas entre agricultores familiares, pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes e movimentos sociais rurais. O evento também conta com a participação da Embrapa Algodão, da Empaer-PB e de organizações da sociedade civil.
Com o tema “Agroecologia e os Impactos das Mudanças Climáticas”, o simpósio terá palestras, mesas-redondas, rodas de diálogo, feira agroecológica, atividades culturais e exposições temáticas. A programação busca estimular o debate sobre sustentabilidade, soberania alimentar e o papel das comunidades rurais na mitigação das mudanças climáticas.
A abertura oficial será realizada no dia 24 de outubro, às 8h30, no galpão do Assentamento Queimadas, com o Dia de Campo – Vivências Agroecológicas da Rede Borborema de Agroecologia. Em seguida, ocorrerão visitas técnicas a três estações temáticas, em formato de carrossel:
-
Experimento da Rede Borborema de Agroecologia (RBA) e Embrapa Algodão;
-
Experiência da Juventude na geração de renda com produção agroecológica;
-
Orientação técnica sobre produção orgânica, com participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), RBA e Embrapa.
No dia 25 de outubro, as atividades ocorrerão na ECIT José Bronzeado Sobrinho, com abertura musical e socialização das vivências agroecológicas desenvolvidas por instituições e coletivos, entre eles: Rede Borborema de Agroecologia, ACEPAC, COOPBORBOREMA, Instituto Casaca de Couro, ECOBORBOREMA, SOS Sertão, Empaer, ECIT José Bronzeado Sobrinho e PPGCAG da UFPB.
À tarde, haverá a roda de diálogos “Agroecologia e os Impactos das Mudanças Climáticas”, com os seguintes temas norteadores:
-
Impactos do uso de agroquímicos na atualidade;
-
Impacto da introdução da energia eólica no território;
-
Segurança e soberania alimentar para manutenção da vida.
Entre os convidados confirmados estão o professor Miguel Altieri, referência internacional em agroecologia e docente da Universidade da Califórnia, Berkeley; Marenilson Batista da Silva, diretor da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); Euzébio Cavalcanti de Albuquerque, presidente do Sindicato de Trabalhadores de Remígio; e Marizelda Salviano, liderança sindical de Esperança e integrante do Movimento de Mulheres do Polo Sindical da Borborema.
A programação inclui ainda atividades culturais e comunitárias:
-
Feira Saberes e Sabores da Agroecologia, de 24 a 26 de outubro, no Lagoa Parque Senhor dos Passos, com exposições, gastronomia e apresentações culturais;
-
Encontro de Bandas Marciais e Fanfarras, no dia 25 de outubro, às 15h, no mesmo local;
-
Desfile de Produção Agroecológica e Moda Sustentável, no dia 25, às 20h, seguido de show cultural;
-
Visita à Unidade de Aprendizagem do Projeto Café com Mandioca, no Sítio Baixa Verde, no dia 26 de outubro, às 8h, iniciativa conjunta da UFPB – Campus Bananeiras e do MDA.
De acordo com a divulgação, o simpósio busca articular ciência, práticas tradicionais e inovação social em torno da agroecologia, promovendo o diálogo entre o conhecimento acadêmico e os saberes das comunidades rurais.
