Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB realiza reunião para discutir avaliação institucional e planejamento das ações de 2025
conteúdo

Notícias

UFPB realiza reunião para discutir avaliação institucional e planejamento das ações de 2025

publicado: 20/05/2025 16h45, última modificação: 20/05/2025 16h45
Objetivo foi aprimorar a qualidade acadêmica e administrativa da universidade

UFPB realiza reunião para discutir avaliação institucional e planejamento das ações de 2025

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se reuniu na última quinta-feira, 15 de maio, na Reitoria, para tratar de temas estratégicos relacionados ao processo de autoavaliação institucional e à melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa da Universidade.

Durante a reunião, foram apresentados informes sobre o andamento da sistematização dos dados das avaliações de cursos realizadas nos anos de 2023 e 2024, com destaque para a importância da participação da comunidade acadêmica no preenchimento dos instrumentos avaliativos.

Outro ponto de destaque da pauta foi a apresentação dos resultados do Relatório de Autoavaliação Institucional referente aos Eixos 1 e 2 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O relatório reúne informações sobre as políticas e práticas da UFPB voltadas ao planejamento estratégico e à consolidação de sua missão institucional.

A reunião também foi marcada pela apresentação da proposta de um novo modelo de gestão da autoavaliação institucional, acompanhado de instrumentos atualizados para coleta e análise de dados, com vistas a aprimorar o processo avaliativo e a garantir maior efetividade às ações desenvolvidas a partir dos resultados obtidos.

Além disso, foi apreciada a minuta do Regimento Interno da CPA, documento que normatiza a composição, competências e funcionamento da Comissão.

Estiveram presentes os membros da CPA: Prof. Dr. José Mancinelli Lêdo do Nascimento, Profa. Dra. Ludmila Paz Gomes da Silva, Profa. Dra. Patrícia Araújo Amarante e os servidores Caroline Burity, José Nilson Gregório e Maria José Rodrigues Paiva.

Além dos membros da CPA, foram convidados a participar: a professora Márcia Fonseca, coordenadora de tutoria da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFPB),o professor Francisco José da Costa, docente do Departamento de Administração (CCSA), o professor Francivaldo dos Santos do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (CCHSA), a doutoranda em Administração Patrícia Campos e o servidor da Coordenação de Regulação e Avaliação da Pró-Reitoria de Graduação (CRA/PRG) João Paulo Pereira, que contribuíram com reflexões e sugestões relevantes para o fortalecimento das ações da Comissão.

A ideia do encontro foi reafirmar o compromisso da CPA com a construção de uma cultura avaliativa participativa, democrática e voltada para o desenvolvimento institucional da UFPB.

* * *
Ascom/UFPB
Foto: Angélica Gouveia