Você está aqui: Página Inicial > Contents > Por dentro da Gestão > UFPB lança ferramenta online para acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional
conteúdo

Notícias

UFPB lança ferramenta online para acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional

publicado: 19/05/2025 10h46, última modificação: 19/05/2025 10h46
Aplicação já está disponível e foi desenvolvida pela Proplan
UFPB lança ferramenta online para acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional
Pró-reitor da Proplan, Anielson Barbosa

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é fundamental para a gestão de uma universidade, pois estabelece os objetivos estratégicos, indicadores, metas, iniciativas e projetos a serem realizados para o desenvolvimento da instituição. Com o objetivo de garantir a melhor execução possível do PDI da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan) lançou uma ferramenta online que permite o acompanhamento das principais metas, indicadores e diretrizes estratégicas estabelecidas para o crescimento sustentável da instituição.      

O pró-reitor da Proplan, Anielson Barbosa, explica que a ideia da ferramenta surgiu da necessidade de promover maior transparência nos indicadores do PDI e de apoiar os gestores na avaliação de metas e no planejamento de ações a partir da análise dos fatores responsáveis pelos resultados obtidos. “O painel de monitoramento dos indicadores do PDI contribuirá para que a universidade estabeleça políticas de gestão mais eficazes, alinhadas aos 17 objetivos estratégicos do plano, bem como à sua missão e visão de futuro. Além disso, a ferramenta promove transparência dos resultados institucionais junto à comunidade acadêmica”, explica. 

Além disso, ele defende que a consolidação de uma cultura de planejamento é essencial para que a UFPB desenvolva políticas institucionais alinhadas às melhores práticas de gestão pública, sendo o painel de monitoramento um recurso fundamental para a gestão estratégica de dados da instituição. “Com base nos dados analisados, a Proplan poderá identificar os indicadores que impactaram negativamente o cumprimento das metas, dialogar com as unidades responsáveis e definir estratégias para diagnosticar as causas e elaborar um plano para ampliar o índice de execução dessa perspectiva no próximo ano”, diz Barbosa.

* * *
Texto: Hugo Bispo
Foto: Marta França
Ascom/UFPB