Notícias
Reunião entre Reitoria e Direções de Centro debate investimentos, retomada de obras e orçamento
Em reunião realizada nesta sexta (04), a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Reitora Terezinha Domiciano, da Vice-Reitora Mônica Nóbrega e de Pró-Reitores e Superintendentes, reuniu-se com Diretoras e Diretores de Centro para tratar de temas estratégicos para o desenvolvimento da instituição, com foco em investimentos em infraestrutura, retomada e planejamento de obras e aprimoramento da gestão orçamentária.
O primeiro ponto discutido na reunião foi a questão da infraestrutura. A Reitora Terezinha destacou a importância de um planejamento democrático entre Administração Superior e Direções de Centro, levando em conta o quantitativo de demandas de manutenção e melhorias, e o passivo também vultoso de obras paralisadas e inacabadas. Nesse sentido, foi informada a sinalização do Ministério da Educação (MEC) para o lançamento de um edital específico voltado à recuperação de laboratórios de ensino nas instituições federais, o que abre perspectivas de captação de recursos para essa finalidade.
Outro ponto discutido foram as obras hoje em andamento, aquelas em fase de planejamento para captação de recursos e as que estão paralisadas ou inacabadas. Diante do cenário de recursos escassos, a Reitoria propôs um planejamento conjunto com os Centros, para que as demandas mais urgentes possam ser atendidas ainda este ano, considerando os recursos disponíveis. Cada Diretor ou Diretora de Centro teve a oportunidade de apresentar suas demandas próprias, a partir das especificidades de cada área, tanto em sua dimensão pedagógica, quanto laboratorial e de infraestrutura.
A partir desse debate, a gestão destacou como prioridades as obras que impactam diretamente a vida dos estudantes, como espaços de convivência e alimentação, bem como aquelas que visam a garantir acessibilidade nos campi. Também foi ressaltada a urgência na regularização de licenças do Corpo de Bombeiros, com a implantação ou a atualização dos planos de combate a incêndios.
Além disso, a iluminação dos espaços — tanto a instalação em locais desprovidos quanto a manutenção dos sistemas existentes — foi tratada em articulação com a política de segurança nos campi. Houve consenso sobre a necessidade de priorizar melhorias nos espaços de assistência estudantil, como parte do compromisso institucional com o bem-estar da comunidade acadêmica.
Essa questão foi apontada, especialmente, por Tiago Maritan e João Andrade, Diretores do Centro de Informática (CI) e do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), respectivamente. Localizados no Campus I, em João Pessoa, porém situados em Mangabeira, esses Centros enfrentam dificuldades históricas para oferecer condições adequadas aos estudantes, uma vez que o espaço possui muitas áreas inacabadas e pouca oferta de serviços básicos para os estudantes. Essa visão foi reforçada por Duína Porto, Vice-Diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), ao tratar especificamente das condições do curso de Direito em Santa Rita.
Na segunda parte da reunião, o Coordenador de Informação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (Proplan), Aléssio Almeida, apresentou os Painéis de Dados Institucionais desenvolvidos pela pró-reitoria. As ferramentas se destacam por tornar públicas, de forma acessível e transparente, diversas informações institucionais, com dados de gestão administrativa e acadêmica, contribuindo assim para a tomada de decisão qualificada e o devido controle social das ações institucionais.
Dois painéis, em fase de desenvolvimento, também foram apresentados: trata-se do painel de acompanhamento de rankings, que permite uma autoavaliação contínua da universidade em relação a indicadores nacionais e internacionais; e o painel da assistência estudantil, que vai possibilitar a análise dos resultados de investimentos e a necessidade de aprimoramentos, ajustes e melhorias nas estratégias de apoio aos estudantes da UFPB.
Discussão sobre a matriz orçamentária e índice de aluno equivalente
Encerrando a reunião, a equipe da Proplan, através do Coordenador de Orçamento, Fernando Bezerra, apresentou uma discussão sobre a matriz orçamentária da UFPB, com foco no conceito de aluno equivalente — métrica utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) para fins de análise dos custos de manutenção das Instituições Federais de Educação Superior — e como ele influencia a distribuição dos recursos entre os Centros.
Considerando a métrica, uma proposta de matriz orçamentária para 2026, ainda provisória, foi apresentada. A partir dos diálogos entre a Reitoria e as direções de Centro, sugestões de aprimoramento e adequação da proposta foram levantadas, ficando definido que os Diretores e Diretoras de Centro devem voltar aos seus colegiados para avaliação e apontamento de novas sugestões. O processo visa a ampliar a compreensão dos critérios orçamentários e fortalecer o planejamento coletivo e estratégico da universidade, garantindo maior equidade e eficiência na gestão dos recursos públicos.
Nesse sentido, Mário Ugulino, Diretor do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), destacou a necessidade de considerar as especificidades dos cursos de ciências exatas e naturais, como Matemática, Física e Química, no que tange à retenção e à evasão estudantis. Essa fala foi reforçada por Rodrigo Freire, Diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), uma vez que cursos como Filosofia e Ciências Sociais possuem uma carga de leituras bastante ampla, que muitas vezes leva à desistência dos alunos no correr dos cursos.
No desfecho da reunião, a Reitora Terezinha destacou que o debate democrático entre todos os responsáveis pela administração da UFPB é característica central da atual gestão, indicando que as decisões estratégicas vão levar sempre em conta essa metodologia de escuta e debate coletivo. “A gestão da professora Terezinha e da professora Mônica está alinhada e disponível para ajudar todos os Diretores e Diretoras de Centro no sentido de tornar a UFPB cada vez melhor. Esse é o nosso objetivo”, concluiu.