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Defesa de Dissertação - Carla Andréa Mendonça de Albuquerque

publicado: 08/02/2023 12h46, última modificação: 08/02/2023 17h15

A seguinte defesa de dissertação no âmbito do PPGEPS foi marcada e será realizada em breve. Confira a seguir as informações principais.

Identificação

  • DISCENTE: CARLA ANDRÉA MENDONÇA DE ALBUQUERQUE
  • DATA: 17/02/2023
  • HORA: 14:30
  • LOCAL: Google Meet - meet.google.com/mph-tniz-nmf
  • TÍTULO: UM ESTUDO SOBRE A METODOLOGIA UTILIZADA PARA PONDERAR OS GRUPOS DE CURSOS DAS UFs NA FÓRMULA DO ALUNO EQUIVALENTE
  • PALAVRAS-CHAVE: Ensino Superior. Financiamento. Ponderação de Cursos
  • PÁGINAS: 63
  • GRANDE ÁREA: Engenharias
  • ÁREA: Engenharia de Produção
  • SUBÁREA: Engenharia Econômica
  • ESPECIALIDADE: Análise de Custos

Resumo

No Brasil, o peso dos cursos tem impacto direto na fórmula do aluno equivalente, assim como no processo de alocação de recursos. Considerando que os pesos por grupo utilizados no Brasil foram baseados na mesma estrutura utilizada para os cursos da Inglaterra, considerando o impacto que estes pesos têm sobre o indicador de custos e sobre a distribuição de recursos nas universidades federais do Brasil, esse estudo tem como objetivo analisar a aderência dos pesos, utilizado na Inglaterra até o ano de 2018, na atribuição dos pesos por grupo de cursos das Ufs brasileiras. Este trabalho foi desenvolvido em quatro capítulos em formato de artigos cientificos. No artigo 1 foi realizado um levantamento do estado da arte com uso do método de revisão sistematica que garante a pesquisa maior confiabilidade e reprodutibilidade. A metodologia utilizada para o artigo 2 foi a pesquisa ação, que pode ser entendida como um método de pesquisa e também uma estratégia de realização de pesquisa científica qualitativa e aplicada, de natureza participativa, com objetivo de buscar uma solução coletiva para uma determinada situação-problema. alguns países apresentam mais de um mecanismo para financiar as universidades, é o caso dos EUA que apresentam grande representatividade de subsídios de mensalidades assim como do Estado. O Canadá é representado tanto pelo financiamento incremental quanto pelas mensalidades estudantis. Analisando o sistema educacional da Inglaterra foi possível notar que este é totalmente focado na vocação do aluno, enquanto que no Brasil apesar de existir uma preocupação com a vocação o maior foco do sistema está na profissionalização desses alunos. As intenções coincidem no que diz respeito ao financiamento por fórmulas mas divergem nos gastos com ensino superior, o qual no caso da Inglaterra são menores que 1% do PIB. Os resultados demonstraram que apesar de alguns países terem sido agrupados por meio de características semelhantes, nas análises realizadas neste estudo, notase que o ensino superior em cada país tem suas especificidades, por este motivo a utilização de estruturas de financiamento que se baseiam na realidade de ensino de outros países precisam ser analisadas, posto que, devem levar em consideração a unicidade de cada sistema.

Membros da Banca Examinadora

  • Presidente - MARIA SILENE ALEXANDRE LEITE  - UFPB
  • Coorientador - ANTÔNIO CEZAR BORNIA - UFSC
  • Interno -  PAULO ROTELLA JÚNIOR - UFPB
  • Externo - EDSON DE OLIVEIRA PAMPLONA - UNIFEI