VIA Technologies, Inc. Welcome to a World of Digital Brilliance!
Itens Desenvolvidos no Projeto Dissertações disponíveis Material Científico Produzido Durante o Projeto Equipe Participante Projetos Desenvolvidos em Parcaria com o PRECLIHNE
   
 
   PRECLIHNE  > A Bacia do Rio Pirapama  
 

Projeto PRECLIHNE

» Página Principal
» A Financiadora
» A Bacia Pirapama
» Publicações
» A Equipe
» Outros Projetos

Fale Conosco

» Contatos
 

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAPAMA

 

A bacia hidrográfica do rio Pirapama está localizada na parte sul do Estado de Pernambuco, mais precisamente nas coordenadas 8º 22’ de Latitude Sul e 35º 00’ de Longitude Oeste. Essa bacia foi escolhida por drenar uma superfície com cerca de 600 km², ocupando um total de 0,61% da superfície pernambucana (98.937,80 km²), e principalmente por possuir um Comitê de Bacia – COBH/Pirapama já implantado (Fig. 1).

 

Fig. 1 - Localização da Bacia do Rio Pirapama.

 

O Rio Pirapama nasce no município de Pombos (Mesorregião do Agreste Pernambucano), a cerca de 450 metros de altitude e percorre aproximadamente 80 km até seu exutório. A bacia ocupa parte dos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Moreno, Escada, Vitória de Santo Antão e Pombos, sendo, os quatros primeiros inseridos na Região Metropolitana do Recife. A Bacia Pirapama é formada por vários afluentes, onde se destacam, por suas dimensões, o rio Gurjaú e os riachos dos Macacos, Cajabuçu e Arandu, ambos na margem esquerda; e os riachos Santa Amélia, Utinga de Cima e Camaçari, na margem direita. Essa rede hidrográfica limita-se ao norte com as bacias dos rios Jaboatão e Tapacurá, a oeste com a bacia do rio Ipojuca, ao sul com as bacias dos rios Massangana e Ipojuca e a leste com o Oceano Atlântico.


 

                                

 
  Laboratório de Recursos Hídricos  e Engenharia Ambiental » PRECLIHNE Departamento de Engenharia Civil  |  CT UFPB