Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Último Café com Ciência de 2019 no LAT

Último Café com Ciência de 2019 no LAT

publicado: 04/12/2019 10h37, última modificação: 04/12/2019 10h37

Café Dez - LAT.jpg

Nesta segunda-feira, 02 de dezembro, aconteceu no LAT o último Café com Ciência do ano de 2019, que contou com a participação de alunos de mestrado, doutorado, graduação e convidados.

Café Dez - Ruan.jpgO primeiro a apresentar foi Ruan Lucas, aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP). Ruan fez uma pré-defesa do seu projeto de dissertação, apresentando os principais resultados do seu estudo que tem como título “Análise da influência das variáveis ambientais e da percepção ambiental no desempenho de estudantes em ambientes de ensino superior”. Veja a apresentação completa no link abaixo.

Apresentação_ Análise da influência das variáveis ambientais e da percepção ambiental no desempenho de estudantes em ambientes de ensino superior.pdf

Café Dez - Alan.jpgEm seguida, Alan Gurgel, também aluno de mestrado do PPGEP, apresentou uma síntese com os principais pontos de seu artigo científico, fruto do seu trabalho de dissertação intitulado “Análise da satisfação no trabalho em profissionais de taquigrafia: Estudo numa repartição pública” que tem como objetivo principal mensurar a satisfação no trabalho a partir de um estudo de caso realizado no setor de taquigrafia de uma repartição pública no estado da Paraíba. Veja a apresentação completa no link a seguir.

Apresentação_ Análise da satisfação no trabalho em profissionais de taquigrafia: Estudo numa repartição pública.pdf

Café Dez - Thereza.jpgQuem apresentou em seguida foi a graduanda de Engenharia de Produção Thereza Cunha que está fazendo seu estágio obrigatório no LAT. Thereza apresentou o seu plano de estágio, como também parte do seu relatório de estágio, que tem como objetivo definir um procedimento de extração e análise dos dados de eletroencefalografia para diferentes tamanhos amostrais a partir das imagens dos gráficos descritivos das métricas cognitivas. Veja a apresentação completa no link abaixo.

Apresentação_Relatório de Estágio no LAT (Thereza Cunha).pdf

Café Dez - Patricia.jpgPatricia Lima, aluna de mestrado na área de Engenharia Urbana do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM), apresentou seu Plano de Dissertação considerando algumas colocações feitas pela banca durante a defesa do mesmo. O trabalho intitulado “Relação entre ruído e morfologia urbana considerando aspectos socioeconômicos” tem como objetivo geral avaliar a influência que a morfologia urbana tem sobre a propagação de ruído na área urbana em locais com diferentes aspectos socioeconômicos. Veja a apresentação na íntegra clicando no link abaixo.

Apresentação_ Relação entre ruído e morfologia urbana considerando aspectos socioeconômicos.pdf

Café Dez - Aryelle.jpgA mestranda Aryelle Azevedo, também da área de Engenharia Urbana do PPGECAM, apresentou seu Plano de Dissertação de título “Efeitos da caminhabilidade na saúde pública: um estudo comparativo entre dois bairros de João Pessoa/PB” e objetivo geral a avaliação de como a caminhabilidade reflete na saúde pública de João Pessoa a partir de uma amostra formada por dois bairros da cidade com características morfológicas distintas. Clique no link abaixo para acessar a apresentação.

Apresentação_ Efeitos da caminhabilidade na saúde pública: um estudo comparativo entre dois bairros de João Pessoa/PB.pdf

Café Dez - Larissa.jpgA última apresentação da noite foi de Larissa Fernandes, graduanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPB, bolsista Pibic e orientanda do Prof. Luiz Bueno. Seu trabalho de pesquisa tem com título “Estudo das características da morfologia urbana na relação com o conforto ambiental em edificações”. Larissa apresentou o andamento do seu estudo através da revisão bibliográfica que está fazendo com foco na investigação das características morfológicas e variáveis ambientais isoladamente. Veja a apresentação completa através do link abaixo.

Apresentação_ Estudo das características da morfologia urbana na relação com o conforto ambiental em edificações.pdf

Ao final das apresentações houve uma confraternização da equipe do LAT. Na foto, o Prof. Luiz Bueno, juntamente com seus alunos e orientandos e Erivaldo Lopes, técnico do LAT.

Café Dez - Todo mundo.jpg

O próximo Café com Ciência será no dia 03 de fevereiro de 2020.