Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Site da Nasa vaza documento sobre estudo de supercomputador criado pela Google
conteúdo

Notícias

Site da Nasa vaza documento sobre estudo de supercomputador criado pela Google

publicado: 18/10/2019 20h03, última modificação: 18/10/2019 20h03

Supercomputador Google.jpg

 A Revista Veja publicou no último dia 04 de outubro a notícia do vazamento de um documento sobre um estudo da criação de um supercomputador desenvolvido pela empresa Google. O supercomputador, nomeado como Sycamore, realizou um feito nunca visto antes: estabilizou os chamados qubits (versões quânticas dos tradicionais bits) por tempo suficiente para que fossem realizadas operações pela inteligência artificial. 

Segundo a Veja, o avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana. Porém, tem sido apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica aquele momento da civilização em que os computadores seriam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. O cientista da computação americano Scott Aaronson, professor da disciplina de informação quântica na Universidade do Texas em Austin (EUA), diz, em entrevista a VEJA: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas, culminando certamente no desenvolvimento de inovações que devem abranger de novos remédios à criação de materiais artificiais com atributos que hoje se restringem à imaginação”.

Veja a matéria na íntegra clicando no link abaixo:

https://veja.abril.com.br/tecnologia/sycamore-o-supercomputador-secreto-da-google/