Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Revista Science publica artigo sobre tecidos que podem ajudar na regulação da temperatura do homem
conteúdo

Notícias

Revista Science publica artigo sobre tecidos que podem ajudar na regulação da temperatura do homem

O artigo mostra que o polietileno nanoporoso (nanoPE) é transparente à radiação infravermelha média do corpo humano, mas opaco à luz visível, por causa da distribuição do tamanho de poros
publicado: 02/09/2016 20h40, última modificação: 02/09/2016 20h43

A renomada revista Science publicou hoje, em seu volume 353, ed. 6303, um artigo sobre tecidos que podem ajudar na regulação da temperatura do homem.

Segundo os autores, o polietileno nanoporoso (nanoPE) é transparente à radiação infravermelha média do corpo humano, mas opaco à luz visível, por causa da distribuição do tamanho de poros. 

Os autores processaram o nanoPE para desenvolver um tecido que promovesse resfriamento radiativo eficaz e tivesse, ainda, permeabilidade de ar suficiente, uma boa taxa de absorção de água e resistência mecânica. Eles desenvolveram um dispositivo para simular a temperatura da pele, que mostra temperaturas até 2,7°C mais baixas quando cobertas com um tecido nanoPE do que quando coberta com algodão. Assim, os autores concluíram que o nanoPE processado é um tecido eficaz para a regulação da temperatura pessoal.

Confira aqui o artigo.

Visite também o site da Revista Science.