Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Nesta Quinta-Feira (21/02), a professora Ana Lúcia Menezes de Almeida dará uma palestra no LAT sobre pesquisa realizada no Laboratório de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa

publicado: 18/02/2019 22h36, última modificação: 19/02/2019 19h54

Quinta-Feira, dia 21/02/2019, às 14h, acontecerá, no LAT, uma palestra ministrada pela professora PhD Ana Lúcia Menezes em que essa irá falar sobre sua pesquisa que foi desenvolvida no Laboratório de Ergonomia da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa.

Seu trabalho, intitulado de "Avaliação da Eficácia de Avisos de Segurança em Diferentes Níveis de Carga Cognitiva num Simulador em Realidade Virtual", teve como objetivo principal a avaliação da consonância comportamental com avisos de  em segurança diferentes níveis de carga cognitiva.

Muitos estudos têm demonstrado, com o paradigma da dupla tarefa, que o incremento da carga cognitiva em uma das tarefas interfere no desempenho de tarefas concorrentes e compromete a capacidade das pessoas em processar informações. O paradigma da dupla tarefa tem sido explorado, sobretudo, em situações dinâmicas de condução de automóveis e de controlo de tráfego aéreo. São ainda poucos os estudos que avaliem a relação da carga cognitiva decorrente de tarefas de trabalho menos dinâmicas com a consonância comportamental com avisos de segurança. Estudar a consonância comportamental com avisos de segurança em situação real é uma questão difícil. A Realidade Virtual (RV) pode ser assumida como a metodologia mais adequada para usar neste contexto, pois supera as limitações metodológicas, financeiras e éticas. Assim, um segundo objetivo deste trabalho foi desenvolver um simulador em RV para avaliar a consonância com avisos de segurança (estáticos e dinâmicos) em diferentes níveis de carga cognitiva (elevada, baixa e neutra), numa situação de trabalho em armazéns. Os resultados obtidos indicam que os avisos estáticos não estimulam o comportamento de consonância, independente do nível da carga cognitiva. Os avisos dinâmicos, por sua vez, provocam a consonância quando o nível de carga cognitiva é baixo ou neutro, mas não conseguem influenciar o comportamento do indivíduo em carga cognitiva elevada. Relativamente ao simulador, a RV mostrou ser eficaz para avaliar a consonância comportamental com avisos de segurança, apresentando resultados idênticos a estudos efetuados em condições laboratoriais. Como conclusão, espera-se que este trabalho venha a contribuir para o design de avisos que levem em consideração o contexto de trabalho, nomeadamente as situações de dupla tarefa que podem aumentar a carga cognitiva.

*A palestra será aberta para todos.