Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Livros do LAT ficam entre os mais vendidos no XV Encontro Nacional de Conforto do Ambiente Construído

publicado: 26/09/2019 22h20, última modificação: 01/10/2019 08h01

Bueno e outro prof.jpg3 livros.jpgBueno e aluna desconhecida.jpg

Os livros produzidos pela equipe do LAT  ficaram entre os mais vendidos no XV  ENCAC - Encontro Nacional de Conforto do Ambiente Construído - e XI ELACAC - Encontro Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído - edição 2019. O evento aconteceu entre os dias 18 e 21 de setembro na cidade de Cabedelo no Estado da Paraíba e contou com a participação de diversos estudantes, professores, pesquisadores e profissionais nacionais e internacionais da área. Nas fotos, o Professor Luiz Bueno (UFPB) faz a entrega dos livros.

Entre os livros vendidos no evento estão os intitulados:

• Características térmicas em ambientes de ensino;
  • Ambiente e saúde na Unidade de Terapia Intensiva; e
  • Ambiente, trabalho e saúde.

E logo abaixo você encontra uma pequena descrição de cada volume.

Características térmicas em ambientes de ensino.jpg

Características térmicas em ambientes de ensino

O conforto térmico propiciado pelo ambiente interior das salas de aula, laboratórios e demais ambientes de aprendizagem, ganha especial relevo, apresentando-se como um parâmetro capaz de influenciar significativamente o desempenho escolar dos estudantes. Ele está intimamente relacionado com o consumo de energia das instalações, com a produtividade dos ocupantes e, no caso das instalações escolares, com o desempenho e aprendizagem de estudantes. Neste livro apresentamos uma particularidade do conforto térmico no que tange a radiação térmica, a qual é investigada através de análises da relação entre a temperatura de globo e a temperatura do ar e do comportamento da temperatura radiante média nos ambientes de ensino universitário com VDT climatizados.

Ambiente e saúde na unidade de terapia intensiva.jpgAmbiente e saúde na Unidade de Terapia Intensiva

As condições ambientais são temas de pesquisa em todo  mundo, especialmente por estarem intrinsicamente associadas às saúde e bem-estar das populações expostas. As características térmicas, acústicas, lumínicas e de qualidade do ar, que caracterizam o ambiente, se em desequilíbrio são responsáveis por inúmeras queixas sintomatológicas, tanto em espaços abertos como em ambientes construídos.

Na Unidade de Terapia Intensiva, tais questões ambientais ganham maiores proporções, tornando-se um agravante e uma fonte de exposição ao risco, especialmente porque estes setores têm se tornado um ambiente cada vez mais complexo, o que a nível ocupacional tem trazido repercussões pessoais, organizacionais e sociais. Assim, este livro é destinado para estudantes e profissionais das áreas da saúde e engenharias, que tenham como objeto de estudo a qualidade ambiental interna. Tendo como diferencial mesclar aspectos ergonômicos e de análise de riscos com enfoque especialmente voltado para a grande área da saúde ocupacional.

Ambiente, trabalho e saúde.jpgAmbiente, trabalho e saúde

As condições ambientais e de trabalho são temas de pesquisas em todo o mundo, especialmente por estarem intrinsicamente associadas às saúde e bem-estar das populações expostas. As características que definem ambiente, se em desequilíbrio são responsáveis por inúmeras queixas sintomatológicas, tanto em espaços abertos como em ambientes construídos.

No trabalho, tais questões ambientais ganham maiores proporções, tornando-se um agravante e uma fonte de exposição ao risco, especialmente porque estes setores têm se tornado um ambiente cada vez mais complexo, o que a nível ocupacional tem trazido repercussões pessoais, organizacionais e sociais. Tais observações podem ser absorvidas pelo leitor através das leituras dos capítulos "Síntese das contribuições históricas dos estudos em ergonomia sobre distúrbios osteomusculares"; "risco para dort em trabalhadores monofuncionais e multifuncionais de uma empresa de calçados brasileira"; "Métodos neuroergonômicos de mensuração da carga mental de trabalho"; "Análise do conforto térmico em seis ambientes de ensino superior localizados em diferentes regiões do Brasil"; "Influência da radiação não ionizante na saúde do trabalhador"; e "Material particulado e concentração microbiológica aérea em ambientes hospitalares".

Assim, esta coletânea é destinada para estudantes e profissionais das áreas da saúde e engenharias que tenham como objetivo de estudo o desenvolvimento de trabalhos voltados para a qualidade do trabalho e do ambiente interno, tendo como principal contribuição a comunhão entre os aspectos ergonômicos e análise de riscos ocupacionais. Os capítulos que formam esta coletânea foram desenvolvidos por investigadores do grupo de pesquisa Conforto, Saúde e Eficiência no Trabalho (CESET), que é cadastrado no CNPq e certificado pela UFPB desde 2002, e está vinculado ao departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os exemplares custam de R$ 30 a R$ 40 e estão disponíveis para venda no LAT - Laboratório de Análise do Trabalho, no Centro de Tecnologia da UFPB, Campus I - Bloco K, 2º andar, Sala 199.